Pular para o conteúdo

Transtorno de Ansiedade de Doença: o que é e como lidar com a hipcondria

  • por
  • posts


Transtorno de Ansiedade de Doença

Olá, bem-vindo ao canal da Escola de Saúde Mental Dr. Lincoln Andrade. Eu sou o Dr. Lincoln Andrade, médico psiquiatra na cidade de Curitiba. Aqui, nesse canal, toda semana trago um novo vídeo com algum assunto relevante na área de saúde mental e qualidade de vida. Se você gosta desses assuntos, se inscreva no canal, ative as notificações e nos acompanhe semanalmente.

No vídeo de hoje, vou falar sobre o Transtorno de Ansiedade de Doença, antigamente conhecido como hipocondria.

O que é o Transtorno de Ansiedade de Doença? É um transtorno caracterizado pelo medo de estar doente. A pessoa que sofre desse transtorno possui uma preocupação ansiosa centrada no medo de ter uma doença grave. Essa preocupação toma o tempo da pessoa, perturbando-a constantemente. São pensamentos que a pessoa não consegue se desligar e que fazem com que a ansiedade permaneça elevada.

A pessoa com Transtorno de Ansiedade de Doença interpreta de forma exagerada sintomas leves ou sinais do funcionamento do organismo. Por exemplo, ela pode sentir uma dor de cabeça ou uma palpitação e imediatamente começar a desconfiar que está desenvolvendo uma doença grave, como um tumor cerebral ou um enfarto. Essa preocupação constante com a saúde leva a uma vigilância excessiva do corpo, resultando em mais preocupação e sintomas de estresse, como insônia, tensão e aperto no peito.

Outra característica desse transtorno é que a pessoa tende a pesquisar na internet sobre os sintomas que está sentindo, o que pode agravar ainda mais sua ansiedade. Ao encontrar informações sobre doenças graves, a pessoa se preocupa ainda mais e busca mais informações, criando uma angústia e aumentando as preocupações com doença.

A pessoa com Transtorno de Ansiedade de Doença acaba procurando muitos médicos e fazendo muitos exames e consultas, na esperança de encontrar algum problema físico que justifique suas preocupações. Quando os médicos asseguram que não há nada de errado, ela se acalma, mas isso normalmente não dura muito tempo. Logo, ela começa a prestar atenção em outro sinal corporal e o ciclo se repete. Algumas pessoas chegam até a passar por procedimentos cirúrgicos desnecessários, aumentando os riscos para sua saúde.

Esse transtorno pode variar em gravidade, desde casos leves até casos muito graves. O tratamento e resultado do tratamento variam de acordo com o nível de gravidade. Pessoas com grau menor de gravidade tendem a aceitar o tratamento e apresentam uma boa evolução. Já pessoas com casos mais graves costumam ser refratárias ao tratamento em saúde mental e são mais resistentes às abordagens terapêuticas.

É importante ressaltar que o Transtorno de Ansiedade de Doença muitas vezes tem uma herança ambiental, ou seja, pessoas que cresceram em um ambiente familiar onde existe preocupação exagerada com doença têm mais chances de desenvolver esse transtorno. Além disso, em tempos de coronavírus, as pessoas com esse transtorno acabam se expondo mais, buscando atendimento médico desnecessário e se preocupando excessivamente com o contágio da doença.

Esse é um transtorno comum, porém pouco reconhecido, que merece ser tratado. Por isso, é importante buscar ajuda de um profissional da saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra. No próximo vídeo, falaremos um pouco mais sobre o tratamento dos transtornos de ansiedade de forma geral. Agradeço sua atenção e, mais uma vez, se você gostou desse vídeo, clique no joinha, se inscreva no canal e ative as notificações para não perder nenhum conteúdo.


Fonte: CONHEÇA O TRANSTORNO DE ANSIEDADE DE DOENÇA, A FAMOSA HIPOCONDRIA por Escola de Saúde Mental