Pular para o conteúdo

Tendinite: como tratar e prevenir | Sua Saúde na Rede

  • por
  • posts

O que é tendinite e como tratar?

A tendinite é um processo inflamatório que afeta os tendões no corpo. A maioria das articulações, como ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho e pé, possui tendões que são responsáveis pela movimentação das articulações.

Quando ocorre um processo inflamatório nos tendões, caracteriza-se a tendinite. Popularmente conhecida como dor nas articulações, a tendinite ocorre quando os tendões são afetados. Os tendões têm a função de movimentar as articulações.

A tendinite se manifesta por meio de dor, e o paciente apresenta dificuldade na movimentação de uma dessas articulações.

As tendinites geralmente ocorrem devido a movimentos de esforço, traumas e sobrecarga. Indivíduos que utilizam frequentemente uma articulação, como jogadores de tênis que usam muito o ombro e cotovelo, podem apresentar dor relacionada à sua atividade. Além disso, as tendinites estão relacionadas a atividades profissionais e esportivas, assim como traumas.

As causas mais frequentes de tendinites estão relacionadas a atividades esportivas. Com a popularização do esporte, principalmente em anos de Copa do Mundo e Olimpíadas, o uso inadequado das articulações durante a prática esportiva pode levar ao surgimento de tendinites.

Para o diagnóstico da tendinite, é importante realizar um exame clínico no paciente. Em alguns casos, exames de imagem podem ser utilizados para caracterizar o quadro e diferenciar de outras condições, como bursite e artrose.

O tratamento da tendinite depende da causa. Por exemplo, se a tendinite é resultado de uma atividade esportiva, é importante corrigir o uso inadequado de equipamentos ou a postura durante o exercício. O tratamento na fase aguda consiste em repouso, eventualmente imobilização, uso de anti-inflamatórios e aplicação de gelo para aliviar a dor.

É importante diferenciar a tendinite de outros quadros, como dor relacionada a movimentos repetitivos. Alguns pacientes podem apresentar dores semelhantes, mas sem lesão nos tendões. Esses casos podem ser mais difíceis de tratar e diagnosticar.

A tendinite tende a se curar desde que seja tratada adequadamente. É importante evitar que se torne uma condição crônica. A prevenção depende da causa e pode envolver o uso de equipamentos adequados, posturas corretas e um bom condicionamento físico para a prática esportiva ou atividades laborais.

Por fim, é importante destacar que a orientação médica e o diagnóstico correto são fundamentais para o tratamento adequado da tendinite.

Fonte: Tendinite, saiba o que fazer! | Sua Saúde na Rede por Sua Saúde na Rede