Pular para o conteúdo

Sintomas da esteatose hepática: o que são e como identificar

  • por
  • posts

Olá, aqui é o professor Vítor Proença. Nesse vídeo, vamos conversar um pouquinho sobre os sintomas de gordura no fígado, também conhecido como esteatose hepática. Vou explicar detalhadamente para você. Preste atenção e, se tiver qualquer dúvida, escreva nos comentários para que possamos nos preparar para os novos vídeos.

1. Cansaço excessivo e fraqueza geral: não é específico de fígado, mas quando há processos inflamatórios no organismo, há prostração e fraqueza.

2. Dor abdominal e inchaço da barriga: estão relacionados com a hepatomegalia, que é o aumento do fígado devido ao acúmulo de gordura.

3. Perda de apetite e de peso: também podem ocorrer devido à inflamação.

4. Coceira na pele: causada pela liberação de substâncias mediadoras inflamatórias e alérgicas.

5. Fezes esbranquiçadas: pode ocorrer devido à modificação no eixo hepatobiliar e à liberação de substâncias relacionadas com a bile, que formam as cores das fezes.

6. Dor de cabeça: pode ocorrer devido à inflamação.

7. Dor no canto superior direito da barriga ou do abdômen: indica problemas no fígado.

8. Icterícia: ocorre quando há acúmulo de bilirrubina no organismo devido a uma lesão no fígado. Pode causar o amarelamento da pele e dos olhos.

Além desses sintomas, outros podem estar presentes, como alteração na cor da urina, edema (acúmulo de líquidos nos tecidos) e alterações nas proteínas do sangue, principalmente na albumina.

Para diagnosticar a esteatose hepática, são solicitados exames complementares, como hepatograma, que verifica as enzimas AST, ALT e GGT, e exames de imagem.

A conduta para tratar a esteatose hepática envolve perda de peso, atividade física, alimentação adequada, redução do consumo de substâncias calóricas e hipertensas, e redução do consumo de carboidratos. Também é necessário verificar se o paciente consome álcool ou outras substâncias que possam prejudicar o fígado.

É importante que o médico faça uma análise mais completa para identificar o que está levando ao acúmulo de gordura no fígado, como hábitos de vida, exposição a substâncias tóxicas, entre outros fatores.

Para fechar, convido você a conhecer o Passaporte Saúde, nossa plataforma de cursos online na área da saúde, que inclui disciplinas básicas, análises clínicas e outros assuntos importantes para a carreira. O link está na descrição do vídeo.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e inscreva-se no canal para receber os próximos vídeos. Obrigado por assistir!

Fonte: Quais são os sintomas de gordura no fígado (esteatose hepática)? | Prof Victor Proença – IBAP Cursos por IBAP Cursos