Pular para o conteúdo

Sintomas comuns após o exame de intolerância à lactose: causas, tratamentos e prevenção.

  • por
  • posts

Exame de Intolerância à Lactose – O que esperar e como se preparar

Olá, meu nome é Bárbara e sou nutricionista. Nesse canal, compartilho receitas sem lactose e falo sobre nutrição e assuntos relacionados ao intestino. Hoje, vamos conversar sobre o exame para intolerância à lactose.

Se você está prestes a fazer esse exame ou já o fez, é importante se preparar e entender como ele funciona, bem como saber o que você pode sentir depois. Vamos lá!

Antes de explicar como o exame funciona, é importante ressaltar que existem diferentes tipos de exames para intolerância à lactose, mas vamos nos concentrar no mais comum, que é o teste de glicemia.

No teste de glicemia, você ingere uma quantidade de lactose em forma líquida. Em seguida, o exame detecta se você é intolerante à lactose através de três amostras de sangue, sendo uma antes de ingerir o líquido, outra 30 minutos depois e outra 60 minutos depois.

O objetivo desse exame é medir a quantidade de glicose circulante no seu sangue após 30 ou 60 minutos. Se o seu corpo não conseguir absorver a lactose, não haverá um aumento significativo de glicose em comparação ao momento antes de ingerir a lactose. Ou seja, não haverá um aumento de glicose suficiente para que seja considerado positivo para a intolerância à lactose.

Se você não for intolerante à lactose, provavelmente não sentirá nada de diferente após o exame, continuando a vida normalmente. No entanto, se você for intolerante, poderá sentir desconforto, dor, diarreia ou gases. Caso tenha esses sintomas, é importante se preparar para o exame agendando-o em um dia que você não precise ter compromissos logo em seguida, pois você poderá precisar correr para o banheiro.

Após o exame, caso você apresente sintomas de desconforto, diarreia, dor ou gases, é recomendado se hidratar bastante, beber água, comer alimentos de fácil digestão, como sopa ou canja, evitar alimentos integrais e ricos em fibras, fazer massagens circulares no abdômen para aliviar a dor e se recuperar gradualmente. Lembre-se de descansar e esperar passar, pois esses sintomas vão desaparecer com o tempo.

Uma dica importante é não procurar na internet se você é intolerante à lactose ou não baseado nos seus sintomas antes de receber os resultados do exame. Aguarde o resultado e consulte o seu médico para interpretá-lo corretamente e indicar o tratamento adequado para você.

Espero que esse vídeo tenha sido útil e que você tenha gostado. Não se esqueça de deixar o seu like, se inscrever no canal e acompanhar os próximos vídeos. Estou te esperando lá.

Fonte: Sintomas após o exame de intolerância à lactose por Nutri Bárbara Lino | Cozinha Bárbara