Pular para o conteúdo

Sinal de Lasegue: teste diagnóstico para hérnia de disco lombar

  • por
  • posts

O sinal de Lasègue é um teste utilizado pelo médico especialista em coluna vertebral ou pelo fisioterapeuta para determinar se existe compressão das raízes nervosas lombares, que por sua vez é a causa desses sintomas irradiados para o membro inferior. É um teste muito comum, e muitas vezes os pacientes escutam um profissional de saúde dizendo “olha, o Lasègue está positivo” ou “o Lasègue está negativo”. Isso tem muita relevância no tratamento de afecções da coluna vertebral.

O médico ortopedista especialista em cirurgia de coluna é o profissional mais habilitado para realizar esse teste. O sinal de Lasègue é utilizado para o diagnóstico e acompanhamento de pessoas com problemas na coluna lombar, sendo o mais frequente a hérnia de disco.

O teste de Lasègue, também conhecido como teste de elevação do membro inferior, é realizado com o paciente deitado de barriga para cima, em posição supina, com as duas pernas esticadas. A elevação de um dos membros é feita de maneira gradual, entre 30 e 70 graus. Quando existe compressão de raízes nervosas na coluna, o estiramento das raízes nervosas se reflete em dor no glúteo ou dor que irradia pelo trajeto do nervo no membro inferior.

É importante interpretar o teste de maneira correta. O teste é considerado positivo quando há dor no glúteo ou trajeto do membro inferior. É fundamental diferenciar essa dor de uma possível dor lombar relacionada a contratura muscular. Além disso, a quantidade de elevação necessária para que o teste seja positivo pode variar. Em casos de compressão aguda, alguns graus de elevação já são suficientes para reproduzir os sintomas, enquanto em casos de melhora dos sintomas, é necessário levantar mais a perna para obter o resultado positivo.

Em casos de grande compressão, também pode haver o sinal de Lasègue contra lateral, ou seja, a dor ocorre no lado oposto ao esperado. Isso é relevante e pode influenciar na indicação de tratamento clínico ou cirúrgico.

É importante ressaltar que o sinal de Lasègue só estará presente quando houver compressão das raízes nervosas lombares baixas e sacrais, ou seja, L4, L5 e S1. Se a hérnia discal for em níveis mais altos, os sintomas serão diferentes e o sinal de Lasègue será negativo.

Espero que essas informações sejam úteis. O sinal de Lasègue é um teste importante para o diagnóstico e tratamento de problemas na coluna lombar. Um abraço e até a próxima semana!

Fonte: Sinal de Lasegue: teste para hérnia de disco lombar por Alberto Gotfryd