Pular para o conteúdo

Sinais e Sintomas da Insuficiência Cardíaca Congestiva

  • por
  • posts

oi pessoal, o meu nome é Tobias, eu sou cardiologista. Vou tentar aqui nesse pequeno vídeo focar nos estudantes da área de saúde e passar um pouco pra vocês do porquê dos sintomas de insuficiência cardíaca. Porém, aquele que tiver dúvidas, aquele que não estiver entendendo, o que quiser que eu faça um vídeo de uma forma mais simples, é só me falar que eu estou aqui para isso.

Bom, a insuficiência cardíaca ela ocorre porque, primeiro, a gente precisa entender a função do coração. A função do coração é simples, vamos imaginar o sistema cardiovascular. É sempre bom a gente imaginar, fazer um desenho do que a gente está pensando. Então, vamos deixar esse desenho à nossa mente. O coração, com o seu lado direito, tem que ter um átrio direito, ventrículo direito, o ventrículo direito vai sair a artéria pulmonar, que vai levar o sangue para os pulmões. Nos pulmões, o sangue vai ser enriquecido com oxigênio e vai voltar pro coração, para o lado esquerdo, átrio esquerdo e ventrículo esquerdo, e aí vai para a aorta e para os tecidos. Então, vamos ter esse sistema: aorta, vasos arteriais, depois capilares, depois o sistema venoso, para retornar ao coração.

Então, como é que eu vou entender os sintomas? Primeiro, vamos separar dois grupos de sintomas. A gente tem em mente que tem os sintomas da congestão venosa e tem os sintomas da má perfusão tecidual.

Vamos por sintomas da congestão venosa, que ocorre justamente porque esse sangue que deveria voltar ao coração, ele não está conseguindo voltar direito, ele fica represado no leito venoso e isso faz com que o sangue transborde e saia de dentro dos vasos venosos. Isso vai levar ao edema de membros inferiores. Quando esse sangue chegar nos vasos venosos intra-abdominais, pode ocorrer vazamento também, levando à ascite. É claro que essa a gente vê nos estágios mais avançados da insuficiência cardíaca. Porém, a ascite é explicada também por isso, pelo transudato do sangue venoso.

As vísceras também podem ficar empapadas e transudar com o interstício do parênquima, então pode acarretar nesse filho, nessa ascite, e muitas vezes o paciente vai referir a falta de apetite, náuseas, e você não vai estar entendendo muito o que está acontecendo com esse paciente, se acha que está com problema no estômago. Às vezes, é insuficiência cardíaca a nível de pescoço, que você pode ver que está com o sistema venoso ingurgitado, essa estátua de João Goulart, que é justamente o que você coloca o paciente a 45 graus. Quando você deita mais, quando você eleva esse paciente, na verdade, o paciente não chega a sentar, você vai deixar um pouquinho 45, quando você deixa você aumenta o retorno venoso e se houver o ingurgitamento, significa que esse retorno venoso está sendo exacerbado. Então, é outro sinal. Geralmente, esses sinais que eu falei são sinais de insuficiência cardíaca direita, muito atrelada à doença de Chagas no Brasil.

Principalmente quando você tem um acúmulo de sangue no pulmão, porque ele acumula sangue normalmente, porque o sangue ele sai do lado direito do coração, vai para o pulmão e depois volta pelo lado esquerdo do coração. Se esse lado esquerdo não estiver conseguindo bombear esse sangue adequadamente, ou se esse lado esquerdo não estiver bombeando esse sangue adequadamente, esse sangue vai se acumular no pulmão. E aí vêm os vários sintomas de insuficiência cardíaca.

A tosse, porque esse sangue dentro dos vasos pulmonares ele extravasa para o interstício e até chegar aos alvéolos, impedindo a troca gasosa. Aí vêm os sintomas de tosse, principalmente a tosse ocorre à noite. Não é porque o paciente deixa de aumentar o retorno de sangue ao coração, consequentemente o pulmão. A dispneia, que inicialmente é aos esforços maiores, depois aos esforços medianos, uma coisa mais gradativa, até chegar na dispneia em repouso. Você tem aquela classificação da New York Heart Association, que é muito legal, estacionar 1, 2, 3, 4. Então, você vai entendendo que à medida que essa insuficiência vai piorando, o paciente também vai progredindo. A Classe A vai piorando até a Classe IV. E tem aquela consulta do esforço que é justamente o fato do paciente deitar. Alguns segundos ou minutos após o paciente vai querer levantar porque o aumento do retorno venoso vai fazer isso. No pulmão, ele vai começar a sentir a falta de ar. A dispneia paroxística noturna, que é quando o paciente deitar e após um tempo maior ou no meio da noite, acorda com uma dispneia súbita. A dispneia paroxística noturna é um pouco mais insidiosa, a dispneia noturna é uma coisa mais súbita. Então, esses são os sinais e sintomas da congestão venosa.

E para a perfusão tecidual, o que ocorre? Primeiro, que há uma má perfusão tecidual é a falta de sangue e oxigênio nos tecidos, porque está ocorrendo porque o coração não está conseguindo bombear a quantidade de sangue enriquecido em oxigênio suficiente. Então, isso vai levar à falta de sangue na periferia. Então, você vai poder enxergar uma palidez cutânea no seu paciente. Então, a importância de você olhar, a importância de você tocar no seu paciente, você vai tentar identificar se ele está com a pele fria, as extremidades frias. Se a pele parece mais viva, é sinal de que está faltando sangue nessa periferia.

Outro sinal dessa má perfusão se dá no nível renal. O paciente vai referir que está diminuindo o débito urinário. A insuficiência cardíaca pode levar à diminuição do débito de perfusão renal e vai levar à insuficiência renal. A diminuição da quantidade de urina.

Então, o paciente vai apresentar sinais e sintomas e você vai pensando de acordo com o que é e porque ele está sentindo, e não apenas decorar a aula de Dispnéia Paroxística Noturna, Edema de Membros Inferiores e tal coisa. Essa coisa cardíaca, vamos pensar e imaginar.

Vamos colocar a nossa mente para imaginar o sistema que a gente está assim, é o sistema digestivo assim, é o sistema muscular. Enfim, espero ter ajudado, é qualquer dúvida, qualquer coisa que vocês queiram saber mais, podem deixar também seu comentário e eu vou falar mais sobre insuficiência cardíaca nos próximos vídeos, também focando, abordando outros aspectos da insuficiência cardíaca. E pretendemos também melhorar. Vamos aprender aí, vamos treinar como a gente coloca a figura, como a gente coloca um áudiozinho, tá bom? Pra sempre estar melhorando e tentar passar pra vocês de uma forma até visualmente melhor. Beleza? Valeu e até a próxima.

Fonte: Insuficiência Cardíaca congestiva: Sinais e Sintomas por Hands On Heart BR