Pular para o conteúdo

SIBO: Síndrome do Intestino Irritável | Dr. Alain Dutra: Saiba mais sobre o tratamento.

  • por
  • posts


Olá! Neste vídeo, você vai aprender a combater o crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado.
Meu nome é Alan Dutra, seja muito bem-vindo ao canal. Se você é novo por aqui, é um grande prazer tê-lo. Não se esqueça de se inscrever no canal e ativar o sino para ser notificado de novos vídeos. E não deixe de compartilhar esse vídeo com seus amigos e familiares. Temos quase 200 vídeos em saúde de alta qualidade.
Nesse vídeo, estaremos falando sobre o SIBO, que é a sigla em inglês para o crescimento exagerado de bactérias no intestino delgado. Esse é um problema muito mais comum do que as pessoas possam imaginar. Muitas pessoas que têm o diagnóstico de síndrome do intestino irritável ou síndrome do cólon irritável, na verdade, são portadoras desse distúrbio em que bactérias e outros microorganismos crescem em excesso dentro do intestino delgado. Inclusive, eu sou portador desse problema, então posso falar com propriedade a respeito disso e sobre as medidas necessárias para combater e resolver esse problema.
Então vamos em frente e vamos discutir os sintomas do SIBO, as causas do SIBO e o que você pode fazer para melhorar. Não se esqueça de assistir aos vídeos que vão aparecer em cards no canto superior direito da sua tela, com temas relacionados a esse vídeo.
Vamos fazer um resumo rápido: quais são as funções do intestino delgado? O intestino delgado tem a principal função de receber o alimento previamente já processado pelo estômago. Já recebeu a ação do ácido clorídrico e das enzimas que agem sobre o bolo alimentar. E no intestino delgado é que vai acontecer a maior parte da absorção de nutrientes que são essenciais para a sua saúde.
Outra função fundamental do intestino delgado é a residência das bactérias que moram no seu corpo, seu microbioma ou flora intestinal. Esse conjunto é responsável também por processar 10% da energia dos alimentos que você usa no seu organismo. Na verdade, essa energia vem das bactérias, e muitas vitaminas que você também tem no seu organismo, como a vitamina K do complexo B e das vitaminas do complexo C, também são produzidas pelas bactérias intestinais.
Um dado muito importante a ser falado é que 70% do sistema imunológico do organismo reside nos intestinos. Então, grande parte das suas defesas estão posicionadas no intestino. Um fato importante de ser dito é que tem muito mais bactérias no intestino grosso do que no intestino delgado, a ordem de grandeza é completamente diferente, são dez vezes mais bactérias no grosso do que no delgado. Então, quando tem exagero de bactérias no G.I., você vai sentir sintomas muito característicos, que vamos falar logo mais.
O principal sintoma de quem tem SIBO, ou crescimento exagerado de bactérias no intestino delgado, é a produção excessiva de gases. A pessoa sente um desconforto abdominal, pode sentir dores, e fica o tempo todo inchada de gases. Muitas vezes, ela pode manter esses gases retidos no intestino, outras vezes ela pode liberar esses gases na forma de flatulência.
Outro sintoma muito comum é a pessoa ter um quadro de diarreia e prisão de ventre. Muitas vezes, ela fica alternando entre diarreia e prisão de ventre, ou muitas vezes ela fica só com diarreia, ou muitas vezes a pessoa fica só com prisão de ventre. Mas nunca é normal a pessoa ter uma evacuação dolorosa, com fezes endurecidas e aquele desconforto que a pessoa sente logo após a defecação.
Mas por que então a pessoa tem essa sensação de estar com um balão cheio de gás nos intestinos? Isso acontece porque os alimentos que a pessoa ingere, principalmente os carboidratos fermentáveis, não são processados pelas bactérias. Elas vão comer essas fibras carboidratadas, o que vai aumentar a proliferação das bactérias. E as bactérias, muitas delas, produzem gás. Essa é a razão pela qual a pessoa fica parecendo um balão, ela fica inchada de gás.
Então, a chave do tratamento do SIBO é comer fibras corretas e evitar aqueles alimentos que facilitam a fermentação pelas bactérias que geram gás. Além disso, também é importante tomar um suplemento que vai ajudar a mudar a flora intestinal, como os probióticos.
A principal consequência do crescimento exagerado de bactérias no intestino delgado é a deficiência de nutrientes e vitaminas. Isso acontece porque essas bactérias que crescem em excesso vão acabar consumindo muito dos nutrientes que deveriam ser absorvidos pelo nosso próprio organismo.
Quais são as causas da proliferação exagerada no intestino delgado? A principal delas é o uso crônico de antiácidos. Pessoas que tomam esses medicamentos por muito tempo podem ter a produção reduzida de ácido clorídrico no estômago, o que, a longo prazo, gera problemas, já que o ácido estomacal tem algumas funções, como destruir o excesso de bactérias que entram no nosso organismo. É muito importante você ter ácido no estômago para digerir bem os alimentos e evitar que você tenha excesso de bactérias e doenças intestinais.
Outra causa é ter doenças intestinais prévias. Se você tem qualquer doença intestinal, como uma doença inflamatória, tipo a doença de Crohn, a doença celíaca, ou seja, qualquer doença intestinal importante, vai facilitar esse processo de crescimento exagerado de bactérias no seu intestino.
Outra causa é a queda do sistema imunológico. Por algum motivo, se você teve alguma queda, esteve doente, você vai ter uma facilidade maior de proliferação de bactérias.
O estresse prolongado, também conhecido como estresse crônico, também é uma causa importante do SIBO. Isso porque o excesso de estresse no começo vai alterar as funções intestinais, e depois vai ser falto, ou seja, o intestino vai ficar “preguiçoso”. Esse desequilíbrio de cortisol também leva à alteração na flora intestinal.
Pessoas que têm os movimentos intestinais irreg
Fonte: SIBO | Síndrome do intestino irritável | dr alain dutra por Dr. Alain Dutra