Pular para o conteúdo

Riscos de ataque cardíaco associados às vacinas contra coronavírus: o que você precisa saber

  • por
  • posts

Olá pessoal, espero que vocês estejam bem!

Sejam muito bem-vindos ao meu canal! Caso você não me conheça, meu nome é Vitor e sou professor cientista da UNESP de Marília. Vocês podem confiar nas informações deste vídeo, pois são baseadas em artigos e pesquisas que vocês podem conferir. Eu utilizo esses resultados e informações para fazer uma análise aqui e fiquem à vontade para deixar seus comentários. Se você concorda ou discorda, me explique o porquê e qual é o fundamento que você tem. Se você achar que é necessário, também estou aberto para perguntas, discordâncias e concordâncias. Agradeço muito às pessoas que deixam palavras de apoio, pois isso me deixa muito contente. É cansativo passar tanto tempo em quarentena nessa situação estressante, e os comentários de apoio de vocês me motivam. Deixe seu comentário aqui e me conte o que você acha das vacinas. Você confia nas vacinas? E em qual vacina você não confia? Por que você recebeu alguma informação sobre vacinas que fala que elas causam doença? Que vacina pode matar? Se você recebeu essa informação, mande para mim e deixe nos comentários. Se quiser, também pode entrar em contato comigo pelo grupo do WhatsApp, Facebook, Telegram, Instagram ou Twitter. Aproveite e se inscreva aqui no canal, pois vou conversar com vocês hoje sobre uma situação que aconteceu na Europa.

Um idoso tomou a vacina e, duas horas depois, teve um ataque cardíaco e faleceu. Tudo isso causou pânico nas pessoas, que começaram a se perguntar sobre as vacinas, principalmente as vacinas de RNA mensageiro, que são as mais recentes. Eu já falei aqui no meu canal sobre o porquê a vacina de DNA não consegue alterar o DNA, então se inscreva aqui no canal para acompanhar. As vacinas de RNA mensageiro têm sido estudadas há anos, pois facilitam o desenvolvimento de outras vacinas. Por isso, conseguiram desenvolver vacinas tão rapidamente. Mas é importante lembrar que, na época da H1N1, a vacina foi desenvolvida em um tempo curto porque já tinham o vírus influenza e conseguiram adaptar a vacina para uma mutação daquele vírus. Já o novo coronavírus não tinha vacina para os coronavírus ARN ou MERS, que são vírus parentes do SARS-CoV-2.

E aí você deve estar se perguntando: a vacina de RNA mensageiro pode causar um ataque cardíaco? O paciente que faleceu já tinha problemas de saúde anteriores, inclusive já tinha sofrido outros infartos e estava com a saúde debilitada. Foi recomendado que ele tomasse a vacina para se proteger do novo coronavírus, pois ele estava em um fator de risco muito perigoso, devido à idade acima de 60 anos. Alguns estudos sugerem que a mortalidade nessa faixa etária é de mais de 10%. Já em pessoas na faixa etária de 20 a 30 anos, a mortalidade é de 0,1%. É importante destacar que vacinas com reações adversas são muito comuns. É algo que a gente espera quando se toma uma vacina. Minha filha, por exemplo, teve uma reação um pouco mais intensa após tomar a vacina para difteria e tétano. É uma vacina que causa dor no local da aplicação, e ela teve uma reação mais dolorosa. Mas isso é algo normal e esperado.

As reações adversas das vacinas da COVID-19, como a de RNA mensageiro, são leves e moderadas: dor no braço, às vezes aumento de temperatura e uma reação imunológica. Já as vacinas que usam o método tradicional de vírus inativado, como a da Covaxin, têm uma eficácia melhor estimada e menos efeitos adversos previstos. É importante saber que nenhuma vacina possui 100% de eficácia. Na fase 3 dos testes, que é a penúltima fase antes da aprovação, são testadas dezenas de milhares de pessoas para verificar a eficácia da vacina. Não podemos esperar que uma vacina seja 100% eficaz quando ela é aplicada em centenas de milhões de pessoas, como está acontecendo na vacinação em massa contra a COVID-19. É possível que algumas pessoas vacinadas possam contrair a doença, mas com sintomas mais leves.

Então, pessoal, muito obrigado pelo apoio. Vocês são muito importantes para mim. Se inscrevam aqui no canal e acompanhem os vídeos diários. Um grande abraço!

Fonte: Vacinas contra coronavírus podem causar e ataque cardíaco? O que não te falam. por Vitor Engrácia Valenti