Pular para o conteúdo

Remédios que podem causar perda de memória: conheça os efeitos colaterais.

  • por
  • posts

Medicamentos que prejudicam sua memória

Se você sofre com perda de memória, saiba que alguns medicamentos que você pode estar usando podem prejudicar e muito a sua memória. Hoje eu vou te apresentar os principais medicamentos que podem prejudicar a sua memória.

Enquanto você estiver usando, mas antes me dê essa moral, se inscreva no canal, me siga aí nas redes sociais no Facebook, Instagram e Twitter, e aproveite e deixe o seu gostei no vídeo!

É bom você saber que remédios que reduzem a atividade do seu cérebro, ou que a gente chama de depressores do sistema nervoso central, eles vão agir reduzindo a sua atenção, sua concentração, sua memorização e consequentemente você vai ter uma redução no seu aprendizado. Tudo fica mais lento e isso vai fazer com que a sua memória não seja boa.

O primeiro grupo de remédios que prejudicam sua memória são os benzodiazepínicos, também chamados de ansiolíticos, porque eles resolvem a ansiedade, eles destroem a ansiedade. São o Diazepam, Rivotril, alprazolam, diazepam, lorazepam e todos esses medicamentos agem aumentando as concentrações no cérebro de uma substância chamada GABA, que reduz a atividade do cérebro. E aí a pessoa começa a, infelizmente, ter consequências desse efeito, não lembrando das coisas, tendo dificuldade de ter atenção, dificuldade de organizar as ideias, não lembra do que fez, tem lapsos de memória, tem apagões.

Outros medicamentos são medicamentos para dormir, como zolpidem. Inclusive, tem vídeos no canal aqui desses medicamentos. Eles são conhecidos como drogas Z, eles não agem na ansiedade, eles agem apenas para dormir. Eles também aumentam as concentrações do GABA, reduzindo a atividade do cérebro. Esses medicamentos podem causar um prejuízo na memória apenas após três meses de uso, mas quando você suspende e desmama esse medicamento, a memória volta ao normal assim como os benzodiazepínicos.

Os próximos medicamentos são antidepressivos tricíclicos. Esses medicamentos vocês conhecem aí com o nome de amitriptilina, nortriptilina e clomipramina. Eles agem como um anticolinérgico, ou seja, eles bloqueiam a ação de uma substância que age no cérebro chamada acetilcolina. É uma substância que regula o nosso aprendizado, a nossa memória e o nosso sono. Lembrando que o sono é importante para a consolidação da memória. As informações que você aprende durante o dia são mandadas para uma região chamada hipocampo, e quando você dorme, essa informação é transferida para o córtex pré-frontal, que é essa região da frente. Então, com o bloqueio da acetilcolina, esse processo acontece muito lentamente ou muitas vezes não acontece.

Os próximos medicamentos são os anticonvulsivantes, são medicações para tratar quadros de epilepsia, como ácido valproico, topiramato, o fenobarbital, a carbamazepina. Esses medicamentos deixam o cérebro menos ativo porque, no epiléptico, o cérebro fica muito excitado. Então, o papel dos anticonvulsivantes é evitar essa excitação extrema que possa provocar uma crise. Com isso, esses anticonvulsivantes deixam o cérebro mais lento. Infelizmente, isso vai acabar dando menos atenção ao paciente, menos concentração e menos capacidade de memorizar.

Os antistamínicos mais antigos, como polaramine e hidroxizina, são medicamentos que também prejudicam a memória. Eles bloqueiam uma substância chamada histamina e desempenham um papel importante na consolidação da memória. Então, por isso, se você tomar esses medicamentos enquanto você estiver usando, você pode ter um leve prejuízo na memória. Mas vale dizer que uma pequena parte dos pacientes pode ter prejuízo na memória utilizando esses medicamentos que eu falei aqui. Então, não significa que você vai usar e vai ter prejuízo na memória.

Os próximos remédios são remédios para incontinência urinária, que também têm uma ação anticolinérgica, como a oxibutinina, a solifenacina e a darifenocina.

Outros remédios que também prejudicam a memória são remédios para dor, como a morfina. Geralmente, são pacientes que têm câncer que usam esses medicamentos ou sofrem com alguma dor crônica difícil de ser controlada. Relaxantes musculares também podem prejudicar a memória, como a ciclobenzaprina, conhecida como Miosan. Eles agem reduzindo os nossos reflexos de atenção.

E por último, os antipsicóticos também podem reduzir a nossa memória, como o haloperidol, quetiapina, que tem vídeos no canal aqui sobre esses remédios, o olanzapina, a risperidona, a ziprasidona e o aripiprazol. Essas medicações elas bloqueiam a dopamina, que é envolvida na energia, disposição e também na melhora da atenção. Obviamente, se eu não tenho disposição para aprender, eu aprendo menos, eu vou memorizar menos. Então, essas medicações podem de alguma maneira prejudicar a memória.

Então, esse foi o vídeo de hoje, onde eu falei dos remédios que podem prejudicar a sua memória enquanto você estiver usando o medicamento. Lembre-se disso, não significa que esses medicamentos, ao você usar, vai prejudicar a sua memória. Então, fique tranquilo, porque alguns pacientes podem ter e outros não. Se ficou alguma dúvida, alguma sugestão, coloque aqui nos comentários. Agradeço por você estar aqui comigo nesse vídeo. Compartilhe esse vídeo, valeu! Forte abraço e saúde na cabeça!

Fonte: 💊remédios que causam PERDA de MEMÓRIA ⬇️🧠 memória fraca por remédios por Dr Cleber Santana