Pular para o conteúdo

Remédios naturais eficazes para combater pedras nos rins

  • por
  • posts

Medicamentos pouco conhecidos para prevenir pedras nos rins

Olá, pessoal! Sou o Dr. Lucas Felipe Gomes, médico urologista da cidade de Concórdia, no estado de Santa Catarina. Neste vídeo, vou falar sobre alguns medicamentos pouco conhecidos que podem ajudar a prevenir a formação de pedras nos rins.

Antes de continuarmos, quero pedir para você se inscrever no meu canal do YouTube, Paulo Lojista, ativar as notificações e compartilhar este vídeo com seus amigos, colegas e conhecidos. Assim, vamos ajudar o máximo possível de pessoas com essa informação útil.

Os pacientes que sofrem com cálculos renais recorrentes, ou seja, aqueles que têm pedras nos rins com frequência, precisam realizar uma investigação para descobrir se há uma causa subjacente que as esteja causando. Essa investigação, chamada de avaliação metabólica, envolve a realização de alguns exames de sangue e urina.

Um dos principais exames é a coleta de urina de 24 horas, na qual o paciente urina em um pote durante todo o dia e a noite. Através da análise das substâncias presentes nessa urina, podemos identificar possíveis causas para a formação recorrente dos cálculos.

Se a avaliação metabólica revelar alguma alteração, existem medicamentos pouco conhecidos que podem ajudar a prevenir a formação de novas pedras nos rins.

1. Hiperuricosuria (excreção elevada de ácido úrico)

Se a avaliação metabólica mostrar que o paciente está eliminando muito ácido úrico na urina, pode ser indicado o uso de um medicamento chamado alopurinol. Esse medicamento atua nos rins, impedindo que o ácido úrico seja excretado em grande quantidade. Isso reduz as chances de formação de cálculos de ácido úrico.

2. Hipocitraturia (baixa concentração de citrato na urina)

Em alguns casos, a avaliação metabólica pode revelar que o paciente apresenta baixos níveis de citrato na urina. O citrato é uma substância protetora contra a formação de pedras nos rins. Se o paciente apresenta essa baixa concentração de citrato, pode ser recomendado o uso de um medicamento chamado citrato de potássio, também conhecido como litocit. Esse medicamento ajuda a repor o citrato e, assim, prevenir a formação de novos cálculos renais.

3. Excreção elevada de cálcio na urina

Outra situação em que o uso de medicamentos pode ser indicado é quando o paciente elimina grande quantidade de cálcio na urina, condição conhecida como hipercalciúria. Nesses casos, um medicamento comumente utilizado para o tratamento da hipertensão arterial, a hidroclorotiazida, pode ser recomendado. Esse medicamento ajuda a reduzir a excreção de cálcio na urina e, consequentemente, diminui as chances de formação de cálculos renais.

É importante ressaltar que todos esses medicamentos devem ser prescritos pelo médico e não substituem as medidas de prevenção primárias, como a ingestão adequada de água, consumo de fibras vegetais e frutas, alimentação saudável, perda de peso e atividades físicas. Essas medidas são fundamentais e devem ser seguidas para evitar a formação de novos cálculos renais.

Agradeço a todos por assistirem a este vídeo. Não se esqueçam de se inscrever no meu canal do YouTube, curtir e compartilhar o vídeo. Se tiverem dúvidas, críticas, comentários ou sugestões, deixem abaixo. Forte abraço, fiquem com Deus e até o próximo vídeo!

Fonte: Remédios para pedras nos rins pouco conhecidos por Toque de Urologista