Pular para o conteúdo

Recuperação pós-operatória do LCA: eletroestimulação na fisioterapia com Dr. Robson Sitta.

  • por
  • posts

Estimulação Neural Muscular no Pós-Operatório de Lesão de Menisco Medial

Olá, saudações a todos! Hoje, vou demonstrar para vocês o trabalho de estimulação neural muscular. O paciente está no 13º dia pós-operatório de sua lesão no menisco medial do joelho e está evoluindo bem. O objetivo é trabalhar a força no quadríceps, que foi comprometida devido à cirurgia. Já foram realizados uma série de procedimentos previamente, como mobilizações populares, trabalho em festa de formatura com laser, corrente combinada, liberações parciais e mobilizações patelares. Agora, daremos início ao procedimento de eletroestimulação.

O fisioterapeuta solicita que a paciente, Patrícia, faça uma contração muscular na coxa direita, pois a coxa e o joelho estão com atrofia devido ao pós-operatório. Patrícia tem dificuldade em fazer a contração nos dois membros ao mesmo tempo, o que é comum nessa fase pós-operatória. O fisioterapeuta explica que a contração muscular ajuda a relaxar a musculatura, e então Patrícia pode relaxar os músculos novamente.

No caso da musculatura do quadríceps direito, a fisioterapeuta irá utilizar uma faixa atrás da tíbia para estabiliza-la, impedindo que ela se movimente para trás durante a contração. Os pontos de eletroestimulação na musculatura são feitos e o paciente expressa a sensação como se fosse uma formiguinha, que ajuda a iniciar o despertar dos músculos.

A fisioterapeuta liga o aparelho de eletroestimulação e aumenta a intensidade até o máximo tolerável para o paciente. Durante o estímulo, o paciente pode começar a sentir algum desconforto no joelho, mas é importante que ele comunique a fisioterapeuta caso sinta qualquer sensação diferente. A fisioterapeuta coloca eletrodos em diferentes pontos da coxa para despertar o quadríceps, utilizando intervalos de estímulo e repouso.

Durante o estímulo, a fisioterapeuta solicita que o paciente tente puxar a ponta do pé, contraindo a musculatura da coxa. O objetivo é sincronizar a contração muscular e retirar qualquer inibição que possa estar presente no pós-operatório. Após algumas séries de contrações e relaxamento, a musculatura começa a despertar.

Com esse processo de eletroestimulação, é possível facilitar a recuperação no pós-operatório de lesões no joelho, como a reconstrução do cruzado anterior. O enxerto de tendão utilizado nessa cirurgia tende a se acomodar melhor com esse tipo de tratamento. É importante ressaltar que cada paciente evolui de maneira diferente, mas esse é um procedimento bastante efetivo.

Espero que tenham gostado da demonstração! Se inscrevam em nosso canal e deixem seus comentários e sugestões. Até a próxima!

Fonte: JOELHO Pós Operatório LCA Ligamento Cruzado Anterior ELETROESTIMULAÇÃO Fisioterapia Dr. Robson Sitta por Dr. Robson Sitta