Pular para o conteúdo

Recuperação da cirurgia ortognática: Relato de Maria Vitória após 7 meses da cirurgia.

  • por
  • posts

Parestesia na Cirurgia Ortognática

Olá pessoal, seja muito bem-vindo(a) mais um vídeo aqui no canal! No vídeo de hoje, vamos falar sobre a tão temida parestesia na cirurgia ortognática.
Para quem ainda não sabe, a cirurgia ortognática é um procedimento que corrige a posição da mandíbula e da maxila. E, como consequência dessa correção, é comum ocorrer a parestesia, que é uma dormência na região operada.

Desde que eu fiz a minha cirurgia, muitas pessoas me perguntam sobre a parestesia. Por isso, hoje vou compartilhar a minha experiência com ela. Logo após a cirurgia, tive a minha primeira parestesia. Como a minha cirurgia envolveu a maxila, minha língua ficou “perdida” dentro da boca. Eu tinha a sensação de que a língua estava estranha e quando eu tentava engolir ou falar, percebia o formigamento no céu da boca. Essa sensação era bem leve e não me incomodava.

Além disso, tive parestesia abaixo dos olhos. Era uma sensação estranha, porque eu conseguia sentir o toque, mas não sentia no olho em si. Eu uso lentes de contato, então quando eu as colocava, essa sensação era ainda mais estranha. Essa parestesia abaixo dos olhos durou menos de um mês, mas não consigo lembrar exatamente quanto tempo.

A parestesia também afetou o nariz, deixando uma sensação de dormência. Era uma sensação diferente do formigamento, e eu achei interessante. Essa parestesia no nariz durou cerca de duas a três semanas.

No lábio superior, tive uma parestesia mais intensa. Era uma sensação de formigamento, como quando a perna fica dormente e “formiga”. Porém, era uma sensação leve, que só ocorria quando estimulada, como ao tocar ou falar mais forte. Essa parestesia durou um tempo maior, pelo menos 45 dias, mas depois dela, meu lábio superior voltou ao normal.

No lábio inferior, a parestesia foi semelhante à do lábio superior, com sensação de formigamento quando estimulada. Ainda sinto um pouco de parestesia nessa região, mas em um nível bem menor. Não me incomoda, é apenas uma dormência leve.

Outro lugar em que tive parestesia foi nas bochechas. No início, senti bastante formigamento, o que foi um pouco perturbador. Porém, passou em poucos dias e não voltou mais, então foi algo passageiro.

Muitas pessoas ficam preocupadas com a parestesia antes de fazer a cirurgia ortognática, mas eu gostaria de tranquilizá-las. A parestesia não é uma dormência total, ainda é possível sentir e ter sensações na região operada. Com o tempo, a sensibilidade vai retornando. No meu caso, já faz sete meses desde a cirurgia e não tenho mais nenhuma parestesia no lábio superior. No lábio inferior, ainda sinto um pouco, mas não me atrapalha em nada.

Para mim, a parestesia foi uma vantagem da cirurgia, pois me permitiu lidar melhor com os ferimentos e a recuperação. Além disso, é algo com que você consegue conviver tranquilamente. É possível que você até goste das sensações que a parestesia provoca.

Portanto, não tenha medo da parestesia! Ela faz parte do processo de recuperação e, com o tempo, vai diminuindo. Caso você tenha alguma dúvida ou queira compartilhar a sua experiência, deixe um comentário que eu vou responder a todos. Obrigada por assistir e até o próximo vídeo!

Fonte: PARESTESIA | CIRURGIA ORTOGNÁTICA {após 7 meses} | Maria Vitória por Maria Vitória | @dramariavitoriap