Pular para o conteúdo

Puberdade precoce: entenda o que é e quando ocorre

  • por
  • posts

E você sabe quais são os sinais que marcam a puberdade do seu filho? Qual a idade isso deve ocorrer e quando é um problema? É sobre isso que eu vou falar.

A puberdade é um período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizada pelo aparecimento dos caracteres sexuais secundários, maturação dos ovários e testículos e aceleração do crescimento, o famoso estirão. Ela pode se iniciar a partir dos 8 anos na menina e 9 anos nos meninos.

Quais são os sinais que indicam que a puberdade se iniciou? Nas meninas, aparecem o broto mamário, o aumento do crescimento, surgimento de pelos pubianos e axilares, espinhas e o odor axilar. Nos meninos, ocorre aumento testicular, pelos pubianos e axilares, odor axilar, espinhas e ejaculação espontânea. É importante dizer que não é necessário que todos esses sinais aconteçam juntos para dizer que a puberdade se iniciou, pois essas mudanças corporais são resultados de dois eventos fisiológicos independentes.

Um deles é a maturação das gônadas (ovários e testículos) e o outro é a maturação adrenal. Eles podem acontecer separadamente, mas para os dois eventos usamos o mesmo limite de idade: 8 anos para meninas e 9 anos para meninos.

Para que esse início de puberdade aconteça, todo um processo complexo e multifatorial precisa ocorrer, e nele estão envolvidos fatores hormonais e metabólicos, genéticos, nutricionais e ambientais.

É considerada puberdade precoce toda vez que um desses caracteres se inicia antes da idade normal. Existem situações em que um ou outro pode acontecer isoladamente e não representar uma ativação real que precise de intervenção. Nem sempre é fácil diferenciar essas situações, por isso quem vai determinar se é puberdade precoce é o médico, após uma avaliação especializada.

Um aspecto que considero importante destacar é que essa ativação precoce tem sido cada vez mais comum, principalmente nas meninas. Algumas das causas que têm sido relacionadas a esse aumento são a incidência de obesidade, exposição a agrotóxicos e produtos químicos que contêm substâncias chamadas de desreguladores endócrinos, exposição a hormônios quando alguém próximo faz uso deles para reposição, e outras causas, como doenças que afetam o sistema nervoso central.

Na maioria das vezes, a puberdade precoce é idiopática, ou seja, não achamos o motivo para que ela ocorra.

Você deve se preocupar com a ativação precoce porque ela pode levar a uma menstruação precoce. O normal é que essa menstruação ocorra após os 9 anos e meio, em média. Há também uma chance de perda de estatura, ganho de peso excessivo, obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta, câncer, transtornos alimentares, depressão, comportamentos anti-sociais e até aumento da chance de abuso sexual.

Agora que entendemos os sintomas, a idade esperada e as consequências que a puberdade precoce pode causar, é importante falarmos do tratamento. A puberdade precoce tem tratamentos seguros e bem estabelecidos, que variam dependendo da sua causa e devem ser iniciados assim que o diagnóstico é feito.

Antes de sair correndo para o médico, algumas considerações devem ser feitas. Primeiro, odor axilar sozinho nem sempre é sinal de puberdade precoce. Ele pode ser transitório e resultado de uma contaminação nas roupas por bactérias, consumo excessivo de alimentos como alho, produção excessiva de suor e, raramente, por uma doença chamada fenilcetonúria. Mas se for persistente e acompanhado de outros sinais como pelos e acne, deve ser avaliado por um endocrinologista infantil.

Outra coisa importante é que existe um momento na vida das crianças chamado minipuberdade. Ela consiste na persistência da ativação hormonal durante o período neonatal. Após o nascimento, a secreção de determinados hormônios ainda está ativa, pois eles foram necessários para a formação do bebê na barriga da mãe. Essa secreção pode durar até dois anos nas meninas, mas geralmente cessa com um ano, e até os 9 meses nos meninos, geralmente terminando no terceiro mês de vida. Essa minipuberdade se manifesta principalmente como broto mamário nas meninas, e nos meninos geralmente podemos notar algumas ereções durante as trocas de fraldas. Esses são sempre sinais sutis e não têm grandes evoluções. Então, toda vez que o broto mamário for acompanhado de aumento de pênis, pelos progressivos ou alterações de comportamento, deve ser avaliado também pelo endocrinologista.

Uma dúvida comum sobre esse tema é se existe alguma coisa que eu possa fazer para meu filho ou filha não ter puberdade precoce. Não há nada que possamos fazer para evitar completamente, até porque existem causas genéticas e orgânicas, como outras doenças. Porém, se eu puder dar um conselho para diminuir o risco, seria evitar o consumo de produtos e alimentos com BPA, plásticos, inseticidas e agrotóxicos. Hoje em dia, os rótulos costumam sinalizar se são livres dessas substâncias. Diminuir o consumo de ultraprocessados e industrializados também ajuda, pois isso diminuirá a chance de obesidade. E cuidado com medicamentos que contenham hormônios. Sempre questione seu médico qual é o melhor local e horário para aplicar um remédio e evitar a exposição do seu filho a esse hormônio.

Caso seu filho apresente algum desses sinais de puberdade antes do tempo, ou se você está em dúvida se essas mudanças já estão acontecendo, procure atendimento médico para uma avaliação adequada. Esse é o objetivo do canal: educação em saúde e informações confiáveis para que você possa se cuidar melhor.

Se você está gostando do canal Doutor Ajuda, se inscreve nele! Clique no sino para receber os vídeos toda semana. Gostou desse vídeo? Curta e compartilhe com seus amigos e família.

Fonte: PUBERDADE: O QUE É? QUANDO É PRECOCE? por DOUTOR AJUDA