Pular para o conteúdo

Puberdade: Conheça os estágios do desenvolvimento em crianças e adolescentes

  • por
  • posts

A Puberdade

Olá! Bem-vindo(a) ao canal da Doutora Renata Machado. Aqui, falamos de forma simples sobre assuntos sérios.
O tema de hoje é a puberdade, dando continuidade a um vídeo anterior que ficou devendo algumas imagens e conceitos. Hoje, vim trazer um conteúdo mais leve para vocês.

Antes de prosseguir, vou repetir alguns conceitos básicos para entendermos melhor. Em primeiro lugar, a adolescência e a puberdade são coisas diferentes. Quando me refiro à adolescência, estou falando de uma faixa etária, que é um conceito da Organização Mundial da Saúde para pessoas entre 10 e 20 anos. Já a puberdade é a fase da vida em que o corpo da criança está se transformando em corpo de adulto, com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários, crescimento de pelos, mudanças nos testículos ou mamas, entre outros.

Geralmente, a puberdade acontece dentro da adolescência, mas às vezes pode começar um pouco antes, o que é considerado normal. Nem toda adolescente está em puberdade ao mesmo tempo, pois isso varia bastante. É considerado normal começar a puberdade entre nove e 14 anos nos meninos, e entre oito e 13 anos nas meninas. Portanto, um adolescente de 12 anos pode ou não estar em puberdade.

É importante entender que a puberdade não é bagunçada assim. Existe todo um critério para determinar a normalidade dessa fase. Um pediatra muito famoso chamado Turner classificou esses estágios da puberdade como os estágios P1, P2, P3, P4 e P5. Cada estágio representa um avanço nessa fase de transformação.

No caso das meninas, o estágio M1 representa a mama infantil, onde há apenas um pequeno volume na região. No estágio M2, há um aumento significativo do volume mamário, caracterizado por um tecido mamário duro e dolorido ao toque. A partir do estágio M3, o tecido mamário continua crescendo e se desenvolvendo de forma mais visível. No estágio M4, há uma projeção do tecido mamário para fora da aréola. E, finalmente, no estágio M5, ocorre o desenvolvimento completo da mama adulta, sem a projeção característica do estágio M4.

Já para os meninos, os estágios do desenvolvimento genital são classificados como G1, G2, G3, G4 e G5. No estágio G1, o tamanho do testículo e do pênis ainda é infantil. No G2, há um aumento discreto do tamanho do testículo. No G3, ocorre um crescimento significativo do testículo, além do amadurecimento da bolsa escrotal. No G4, há um aumento no comprimento e espessura do pênis. E, por fim, no G5, a genitália masculina alcança o desenvolvimento adulto.

É importante destacar que a puberdade ocorre de forma diferente entre meninos e meninas, o que influencia no crescimento final. Os meninos tendem a ser maiores que as meninas devido a essas diferenças no desenvolvimento sexual. Além disso, o timing do crescimento está relacionado com os estágios de puberdade. Portanto, é normal que os meninos tenham um pico de crescimento mais tardio.

Cada caso é único e depende do potencial genético da criança. A altura alvo é calculada levando em consideração o potencial de crescimento genético. No entanto, é importante ressaltar que o desenvolvimento precoce ou tardio não significa necessariamente um problema. É preciso avaliar o crescimento da criança em relação aos padrões de sua família.

Caso tenha interesse em saber mais detalhes sobre a puberdade, recomendo conferir o texto completo em meu canal do YouTube. Lá, você encontrará informações mais aprofundadas sobre o assunto.

Se gostou do vídeo, deixe seu like e compartilhe com seus amigos. Não esqueça de se inscrever no canal e conferir os vídeos anteriores que abordam outros temas relacionados à puberdade.

Até a próxima, onde falaremos sobre o tratamento da puberdade precoce. Não perca!

Fonte: 13 – Puberdade: estágios do desenvolvimento por Dra. Renata Machado Endocrino Pediatra