Pular para o conteúdo

Prótese para amputação de pé e tornozelo: tipos e informações

  • por
  • posts


Prótese de Desarticulação de Tornozelo

Olá, meu nome é Kennedy Amaral da Ortodil Ortopedia Divinópolis e hoje estou aqui com o senhor João Parreira de São João. Tudo bom, graças a Deus, tudo em ordem. Vou apresentar para vocês a prótese do senhor João Parreira, que é uma prótese de desarticulação de tornozelo. Essa é uma dúvida muito comum quando se trata de protetização, a necessidade de subir o nível da amputação. Muitas vezes, por desconhecimento, acredita-se que para protetizar uma amputação transtibial é necessário que a amputação seja a nível do terço medial ou proximal. Na verdade, isso pode dificultar a protetização. No caso do senhor João, sua prótese pode receber carga total, ou seja, exercer pressão na ponta do coto. Por esse motivo, não é necessário realizar o sistema convencional de aplicação de pressões em outras regiões do membro residual. Antes de apresentar a prótese do senhor João, quero destacar que a protetização para desarticulação de tornozelo proporciona uma prótese extremamente funcional e confortável tanto para o paciente quanto para sua recuperação após a cirurgia.

A prótese do senhor João é uma prótese provisória feita de termoplástico com fibra de carbono, apropriado para esse tipo de amputação. Ela possui uma válvula para expulsão do ar, criando uma pressão negativa para fixação da prótese, facilitando a sua retirada. É importante ressaltar que essa prótese ainda não está finalizada. Serão feitos ajustes necessários para garantir o ajuste perfeito e o conforto do paciente.

O senhor João irá colocar a prótese para que possamos ver como ela fica bem fixada. A prótese é fixada através de um sistema de fixação que proporciona muita segurança e não sai com facilidade. Para retirar a prótese, é necessário apertar a válvula para liberar o ar.

Lembrando que essa prótese é provisória e será finalizada após os ajustes necessários. Continuaremos acompanhando o processo de protetização do senhor João e compartilharemos mais vídeos ao longo dessa semana. Ele já está caminhando muito bem e consegue caminhar sem a ajuda de dispositivos auxiliares, mas ainda utiliza as muletas para descansar um pouco.

Se tiverem alguma dúvida em relação a esses níveis de amputação ou qual seria o modelo mais adequado, estamos à disposição para esclarecer essas dúvidas. Entre em contato conosco através das nossas redes sociais ou telefone. Agradecemos a todos pela disponibilidade e por ajudar o máximo de pessoas possível com essas informações.

Obrigado!

Fonte: Prótese para amputação de pé e tornozelo (Symes, Chopart, Transtibial) por ORTODIL Engenharia ortopedica