Pular para o conteúdo

Principais causas do envelhecimento precoce e como preveni-lo.

  • por
  • posts

O envelhecimento precoce é um problema que afeta não apenas a pele, mas todo o nosso organismo. Atualmente, os problemas de saúde relacionados à idade estão ocorrendo muito mais cedo do que o esperado pelas estatísticas. Os hábitos de vida e os fatores ambientais estão acelerando o surgimento de rugas, flacidez, manchas e doenças degenerativas. Infelizmente, tanto médicos quanto pacientes parecem estar conformados com essa situação, o que é preocupante.

No entanto, acredito que é possível fugir dessas estatísticas e manter-se saudável através de hábitos saudáveis. Tenho certeza de que hábitos saudáveis podem nos deixar fora das estatísticas da população em geral. Isso é algo que eu mesma experimentei e posso compartilhar dois episódios pessoais.

Há cerca de um ano, tive que ir ao oftalmologista porque preciso usar óculos. Na primeira consulta, ele me diagnosticou com degeneração macular relacionada à idade (DM). No entanto, eu discordei desse diagnóstico, porque acredito que meu estilo de vida saudável não permite que problemas assim ocorram tão cedo. Após insistir por quase um ano, fui encaminhada a um especialista para uma segunda opinião. Após vários exames, foi constatado que eu não tinha DM, mas sim uma lesão na retina. Apesar da gravidade, fiquei aliviada em saber que não era um problema relacionado à idade e fiz uma cirurgia para corrigir o problema.

Recentemente, tive um problema no ouvido esquerdo e, novamente, fui ao médico. Ele me informou que a causa mais provável era a perda auditiva relacionada à idade. No entanto, descobri que a causa era outra: o fato de eu ter esquecido de usar meu aparelho para dormir, pois tenho bruxismo. Após voltar a usar o aparelho e fazer os exames necessários, descobri que minha audição estava perfeita.

Essas experiências mostram que é possível evitar o envelhecimento precoce e suas consequências através de um estilo de vida saudável. Isso inclui uma alimentação saudável, baseada em vegetais e frutas ricos em vitaminas e antioxidantes, como vitamina C, selênio, zinco e resveratrol. Além disso, devemos beber água na quantidade adequada, ter uma boa higiene do sono, praticar exercícios físicos, meditar e ter um relacionamento íntimo com Deus.

Alguns sinais de que estamos envelhecendo precocemente incluem rugas e linhas de expressão, manchas escuras, flacidez, olheiras, cansaço, inflamações e sintomas de doenças degenerativas. Para prevenir esses problemas, devemos cuidar da nossa saúde como um todo, além de manter a pele limpa e hidratada de forma mais natural possível.

Evitar o uso de maquiagem ou removê-la antes de dormir, utilizar produtos de limpeza naturais, fazer máscaras de argila e esfoliação, evitar maus hábitos como fumar, consumir bebidas alcoólicas, sedentarismo e estresse são medidas que podem ajudar a retardar o envelhecimento precoce.

Cuide do interior do seu corpo e sua pele irá refletir isso. Preocupe-se menos com a aparência externa e mais com a sua saúde. Se você está bem por dentro, sua pele também estará bem. Cuide-se e viva com qualidade de vida!

Se você gostou desse vídeo, compartilhe com seus amigos e surpreenda seu médico com seus conhecimentos sobre envelhecimento precoce. Agradeço por assistir e até o próximo vídeo!

Fonte: Causas do envelhecimento precoce por Angela Xavier