Pular para o conteúdo

Principais artérias e como verificar o pulso: guia completo de sinais vitais.

  • por
  • posts

Abordando a Frequência Cardíaca

Olá pessoal, saudações! Muito obrigado pela sua companhia aqui no canal. Eu sou professor Emerson Max e hoje venho com mais um conteúdo. Vamos abordar agora uma série sobre sinais vitais e hoje o tema é a frequência cardíaca.

Vamos aprender como verificar o pulso e identificar a frequência cardíaca. Vou ensinar o passo a passo desta técnica.

Interessante, né? Se você ainda não é inscrito no canal, se inscreva e ative o Sininho para receber as notificações de novos conteúdos. Não deixe de curtir, isso ajuda muito o canal. Compartilhe nosso conteúdo com o máximo de pessoas, vamos levar o conhecimento e a informação ao mundo. Vamos ao vídeo!

Verificando a frequência cardíaca

A frequência cardíaca é obtida através da palpação do pulso. O pulso é exercido pela pressão que o sangue faz na parede das artérias a cada batimento cardíaco. Encontramos o pulso através de uma artéria pelo corpo. Temos várias artérias, mas a artéria mais comum em que fazemos a verificação do pulso é a artéria radial. Vou mostrar para vocês as principais artérias do corpo onde conseguimos fazer a verificação do pulso:

  • Artéria carótida: localizada na região do pescoço;
  • Artéria temporal: localizada na cabeça, na região lateral;
  • Artéria braquial: localizada no braço e antebraço;
  • Artéria radial: localizada no punho, ao lado do dedo polegar;
  • Artéria femoral: localizada na região inguinal;
  • Artéria poplítea: localizada na região posterior do joelho;
  • Artéria dorsal do pé: localizada na parte do dorso do pé;
  • Artéria pediosa: localizada no peito do pé.

Agora vamos à técnica de verificação do pulso. Precisamos de um relógio com ponteiro de segundos ou de um cronômetro. Para palpar a artéria radial, vamos utilizar o dedo indicador e o dedo médio, colocando a parte da polpa digital dos dedos sobre a artéria. Não podemos utilizar a parte média dos dedos, nem o polegar, para evitar confusões.

A frequência cardíaca deve ser verificada durante um minuto, palpando a artéria do paciente. Não existe outra regra, como verificar por 30 segundos e multiplicar por dois, ou verificar por 15 segundos e multiplicar por quatro. Isso não funciona, pois o ritmo cardíaco pode estar alterado.

Utilize um relógio com ponteiro de segundos ou um cronômetro, e durante um minuto faça essa aferição. Agora vamos fazer a palpação do pulso radial, que fica na direção do polegar.

Veriquei a frequência cardíaca durante 60 segundos. A frequência cardíaca que verifiquei na nossa paciente foi de 74 batimentos por minuto.

Anotação de enfermagem

Para registrar essa informação na anotação de enfermagem, basta colocar o horário e a frequência cardíaca verificada. No nosso caso, seria: “Frequência cardíaca: 74 batimentos por minuto”. Assine e carimbe com o número do Coren.

Espero que tenham gostado do nosso tema de hoje. Muito obrigado pela companhia aqui no canal. Um grande abraço e até o próximo vídeo!

Fonte: SINAIS VITAIS – QUAIS AS PRINCIPAIS ARTÉRIAS E COMO VERIFICAR O PULSO? por Professor Emerson Marques