Pular para o conteúdo

Pressão na cabeça: possíveis causas e tratamentos a considerar

  • por
  • posts

A sensação de pressão na cabeça é um tipo de dor muito comum e pode ser causada por situações de stress, uma postura incorreta, problemas dentários e também pode ser sinal de alguma doença, como enxaqueca, sinusite, labirintite e até meningite.

Geralmente, criar o hábito de realizar atividades de relaxamento, como exercícios de meditação, yoga, acupuntura e o uso de medicamentos analgésicos, são medidas que aliviam a pressão na cabeça. Entretanto, se a dor for constante e tiver duração de mais de 48 horas seguidas, é recomendado procurar atendimento de um clínico geral ou neurologista para avaliar as causas dessa sensação e indicar o tratamento mais adequado.

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça mais comum em mulheres e é causado por alterações do fluxo de sangue no cérebro e na atividade do sistema nervoso. Pode ser hereditário, ou seja, pessoas que têm familiares próximos com esta condição podem também desenvolver a enxaqueca. Os sintomas da enxaqueca são desencadeados por algumas situações, como stress, mudanças de clima, ingestão de alimentos à base de cafeína, e podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente são pressão na cabeça com duração média de 3 horas, podendo chegar a 72 horas, náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som, e dificuldade de concentração. Se a sensação de pressão na cabeça presente na enxaqueca for constante ou piorar depois de três dias, é necessário consultar um neurologista para indicar o tratamento mais adequado, que geralmente se baseia no uso de medicamentos para aliviar a dor, como analgésicos e triptanos.

O estresse e a ansiedade podem provocar alterações físicas, como sensação de pressão na cabeça, e isso acontece porque esses sentimentos fazem com que os músculos do corpo fiquem mais tensos, levando ao aumento do hormônio cortisol. Além da pressão na cabeça, esses sentimentos podem provocar mal-estar, suor frio, falta de ar e aumento dos batimentos cardíacos. Por isso, é importante tomar medidas que contribuam para a redução do estresse e da ansiedade, como fazer atividades que envolvam meditação, yoga, realizar algum tipo de aromaterapia. Se o estresse e a ansiedade não melhorarem com a mudança de hábitos e atividades de relaxamento, é importante consultar um psiquiatra, pois muitas vezes esses sentimentos podem prejudicar a vida pessoal, dificultando as relações entre as pessoas e influenciando no trabalho, sendo necessário a utilização de medicamentos específicos, como os ansiolíticos.

A sinusite acontece devido à inflamação provocada por bactérias, vírus ou fungos na região dos seios da face, que são cavidades ósseas que ficam ao redor do nariz, nas maçãs do rosto e em volta dos olhos. Essa inflamação faz com que ocorra um acúmulo de pressão, provocando o aumento da pressão nessas áreas e, por isso, é possível sentir a sensação de pressão na cabeça. Podem surgir outros sintomas além da pressão na cabeça, como obstrução nasal, catarro esverdeado ou amarelado, tosse, cansaço excessivo, ardência nos olhos e febre. Se aparecerem esses sintomas, o ideal é procurar um médico otorrinolaringologista para indicar o tratamento correto, que consiste no uso de anti-inflamatórios e, nos casos em que a sinusite é causada por bactérias, pode ser recomendado o uso de antibióticos para melhorar os sintomas dessa doença. Também é preciso beber bastante água durante o dia e lavar o nariz com soro fisiológico para drenar as secreções acumuladas.

A hipertensão arterial, mais conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que se caracteriza por manter a pressão sanguínea nas artérias muito elevada e geralmente acontece quando os valores ultrapassam 140 por 90 mm de mercúrio, ou o famoso “14 por 9”. Ao aferir a pressão e os valores estiverem altos, não significa necessariamente que seja hipertensão arterial, por isso, para ter certeza do diagnóstico, é preciso fazer uma verificação contínua da pressão. Os sintomas da pressão alta podem ser pressão na cabeça, dor na nuca, náuseas, visão embaçada e mal-estar, e o surgimento desses sintomas estão associados ao uso de cigarro, consumo de bebidas alcoólicas em excesso, ingestão de alimentos gordurosos e com muito sal, falta de exercício físico e obesidade. A pressão alta não tem cura, mas existem medicamentos para o controle dos valores, que devem ser recomendados por um clínico geral ou cardiologista. Além dos medicamentos, é preciso fazer uma mudança de hábitos de vida, como fazer uma dieta balanceada e com baixo teor de sal.

A labirintite ocorre quando o labirinto, localizado no ouvido, fica inflamado por causa de um vírus ou uma bactéria, provocando pressão na cabeça, zumbido, náuseas, tontura e falta de equilíbrio, ou seja, uma sensação de que os objetos ao redor estão girando. Essa alteração também pode surgir por causa de alguma lesão na região do ouvido e pode ser desencadeada pelo consumo de determinados alimentos ou por viagens de barco ou de avião. Ao surgirem esses sintomas, é importante consultar um otorrinolaringologista, que poderá solicitar exames para confirmar o diagnóstico de labirintite. Após ter a certeza de que se trata de labirintite, o médico poderá recomendar medicamentos para reduzir a inflamação e para aliviar os sintomas, que podem ser o dimenidrinato ou a meclizina.

Alguns problemas odontológicos podem levar ao surgimento de pressão na cabeça, zumbido e dor de ouvido, como, por exemplo, alterações na maneira de mastigar os alimentos, bruxismo e infecção dentária. Em alguns casos, essas alterações também provocam inchaço na boca e barulhos ao movimentar a mandíbula. Assim que os sintomas aparecerem, é necessário procurar atendimento de um dentista, realizar os exames e verificar as condições dos dentes e analisar os movimentos de mastigação. O tratamento para esses problemas odontológicos depende das causas, mas deve-se procurar o atendimento médico rapidamente se, além da sensação de pressão na cabeça, surgirem sintomas como rosto assimétrico, perda de consciência, dormência ou formigamento nos braços, falta de sensibilidade em um dos lados do corpo ou convulsões. Esses sinais podem indicar um acidente vascular cerebral ou o aumento da pressão intracraniana, e essas situações exigem atendimento médico urgente. Por isso, ao surgirem, é necessário ligar imediatamente para a ambulância do SAMU, no 192.

Lembre-se que sua saúde está em suas mãos. Consulte um especialista em saúde.

Fonte: SENSAÇÃO DE PRESSÃO NA CABEÇA? O que pode ser? por Dr. Hong Jin Pai – Dor, Fisiatria e Acupuntura