Pular para o conteúdo

Polêmica envolvendo teocracia e Porta dos Fundos: entenda o caso

  • por
  • posts


e enfim estreou o especial novo de Natal do Porta dos Fundos chamado “Teocracia em Vertigem”. Como o título indica, é uma referência clara e explícita ao documentário da Petra Costa “Democracia em Vertigem”.
Duas contextualizações são importantes aqui. A primeira delas é o documentário da Petra Costa. Se vocês assistiram, assistam, porque é um ótimo documentário que chegou a ser indicado para o Oscar na categoria de documentários. E ele conta o colapso da democracia no Brasil a partir do golpe de 2016, quando retiraram a presidente Dilma, e o que levou adiante essa polarização política até o ponto em que chegamos agora, com a ascensão ao poder de uma figura como Bolsonaro, representando esse mergulho no abismo da democracia brasileira.
Então, essa é a primeira contextualização dessa história. Agora, eles vão lá e reproduzem uma linguagem que parece um documentário, trazendo depoimentos. Só que, nesse caso, não são depoimentos de figuras políticas do Brasil do século 21, mas sim de figuras da Galileia e Judeia do século primeiro. Ou seja, eles estão entrevistando personagens do entorno de Jesus, tanto os que o seguiam quanto os que o criticavam.
A segunda contextualização dessa história tem a ver com o especial de Natal do ano passado, quando o Porta dos Fundos retratou Jesus em uma crise sexual, como um Jesus gay ou em crise com sua identidade sexual. Esse especial causou muita polêmica, principalmente entre os evangélicos, chegando até mesmo a um atentado contra a produtora do Porta dos Fundos, onde três pessoas foram feridas. Então, esses são os antecedentes dessa história.
Agora, no caso desse especial de Natal deste ano, o Porta dos Fundos não foi tão pesado em ofender as religiões, mas trabalha com a temática da polarização política. E isso, na minha leitura, tem a ver com o próprio Porta dos Fundos tentando se reconciliar com o que aconteceu no ano passado, tentando compreender e justificar um pouco aquilo que ocorreu.
O tema central desse especial é a polarização política, mas não é uma polarização política entre os políticos do Brasil. É uma polarização política em uma outra época, em outra realidade, entre duas versões de uma mesma história. E como há pouca compreensão entre essas versões, isso gera conflito e polarização.
Fonte: TEOCRACIA EM VERTIGEM: NOVA POLÊMICA DO PORTA DOS FUNDOS?!!! por Henry Bugalho