Pular para o conteúdo

Pneumonia: sintomas, tratamento e prevenção da doença respiratória

  • por
  • posts

Pneumonia – Entenda tudo sobre essa doença

Olá pessoal, aqui é o canal “Enfermagem Tudo Bem com Você?”. Hoje vamos falar sobre pneumonia. Você sabe o que é pneumonia? Sabe quais são os seus principais sintomas? Sabe como é feito o diagnóstico e se tem tratamento ou cura para essa doença? Para saber essas e outras respostas, venha conosco!

O que é pneumonia?

Pneumonia é um tipo de inflamação que afeta os pulmões e que geralmente está relacionada com uma infecção. De modo geral, a pneumonia começa como uma simples gripe ou resfriado que não é bem tratado, fazendo com que a imunidade do paciente diminua consideravelmente. Sem as defesas do organismo para proteger o pulmão, diferentes tipos de bactérias se infiltram nos alvéolos pulmonares e desencadeiam a inflamação da pneumonia.

Tipos de pneumonia

Existem diferentes tipos de pneumonia, pois a doença pode ser causada por diferentes tipos de bactérias. Diferente de outras infecções causadas por vírus, a pneumonia não é transmitida de forma fácil, sendo que o contágio é um pouco mais complicado.

  • Pneumonia bacteriana: é o tipo mais comum de pneumonia, sendo causada por bactérias que estão naturalmente presentes em outras partes do nosso organismo.
  • Pneumonia viral: é um tipo de pneumonia causada pela presença de um vírus invasor na região dos alvéolos pulmonares.
  • Pneumonia nosocomial: tipo de pneumonia que acontece geralmente com paciente que está na UTI ou respirando com ajuda de aparelhos. Nessa variedade da doença, as bactérias são levadas até o pulmão por conta dos aparelhos inseridos para auxiliar na saúde do paciente.
  • Pneumonia aspirativa: é causada geralmente pela inalação de produtos que são tóxicos ao organismo, como a fumaça e os odores de certas substâncias químicas. Também pode ocorrer nos casos em que o paciente sofre constantemente de refluxo com próprio vômito.

Sintomas da pneumonia

Entre os sintomas mais comuns causados pela pneumonia, inclui-se a tosse com catarro, febre alta, falta de ar, dor no peito, dor nas costas, sensação de peito carregado, respiração acelerada, mudanças na pressão arterial, mal-estar generalizado e cansaço.

Diagnóstico da pneumonia

Os médicos costumam realizar o diagnóstico da pneumonia não só através dos sintomas apresentados pelo paciente, mas também com a realização de um exame de tórax, como o raio-x de tórax. Esse exame é realizado para confirmar o diagnóstico que é suspeito com base nos sintomas.

A pneumonia é contagiosa?

A pneumonia é contagiosa, ou seja, a doença pode ser transmitida de pessoa para pessoa. No entanto, o contágio nem sempre origina pneumonia, uma vez que os mecanismos de defesa do indivíduo conseguem conter ou eliminar a infecção. É importante estar ciente da gravidade da doença e ter cuidado com alguns tratamentos caseiros, pois não existe qualquer remédio natural caseiro que tenha provado curar ou tratar a pneumonia.

Complicações da pneumonia

A pneumonia pode gerar complicações inerentes à propagação da infecção, como abscesso pulmonar, cavitação pulmonar e lesões irreversíveis devido ao processo de cicatrização crônica. Portanto, é importante buscar ajuda médica no início dos primeiros sintomas para evitar complicações graves.

Tratamento da pneumonia

O tratamento da pneumonia inclui a medicação, que deve ser sempre prescrita pelo médico. O paciente não deve se automedicar em hipótese alguma. O médico irá avaliar a gravidade da pneumonia e alguns fatores, como idade, sintomas, tensão arterial, entre outros, para definir o melhor tratamento. Em geral, a pneumonia da comunidade possui um curso benigno e uma boa evolução. No entanto, em alguns casos, ocorre uma progressão acelerada, podendo levar rapidamente à sepse e consequentemente à morte.

Prevenção da pneumonia

Para prevenir e evitar a pneumonia, podem ser tomadas algumas medidas, principalmente nos grupos de risco. A vacinação constitui uma medida importante no sentido de prevenir infecções pulmonares e suas complicações. A vacina antigripal, por exemplo, está recomendada para alguns grupos de risco, como pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crônicos e imunodeprimidos, a partir dos 6 meses de idade e mulheres grávidas. Além disso, a mudança de hábitos, como parar de fumar, também é uma medida preventiva importante, pois há uma forte relação entre o tabaco e a incidência de pneumonia.

Essas foram algumas informações sobre pneumonia. Espero que tenham gostado e que tenha sido útil para vocês. Não deixem de se inscrever no canal e compartilhar esse vídeo com seus amigos para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações. Fiquem ligados nos próximos vídeos! Até mais!


Fonte: Vamos falar sobre PNEUMONIA? O que é? Quais os sintomas da doença? Qual o tratamento? Como prevenir? por Elite da Enfermagem