Pular para o conteúdo

Pintinho vermelho inchado e dolorido em crianças: como agir nessa situação?

  • por
  • posts

E o que fazer quando o pênis está vermelho e inchado? Oi gente, me chamo Lucas Felipe Gomes, sou médico urologista da cidade de Concórdia, no Estado de Santa Catarina. Nesse vídeo, vamos comentar sobre o que fazer em uma situação em que o pênis de um menino está vermelho e inchado, considerado um quadro de “bala no possit”. Antes de continuar assistindo, inscreva-se no meu canal do YouTube “Toque de Lojista”, ative as notificações e, principalmente, não esqueça de compartilhar esse vídeo com seus amigos, colegas e conhecidos, a fim de que essa informação útil consiga chegar ao maior número possível de pessoas.

Uma situação que aflige muitas mães é ver que o seu filho acorda ou começa a se queixar que o pênis está doendo. A mãe cuidadosa vai avaliar o que está acontecendo e observa que a criança está com o pênis avermelhado e inchado. Nesse momento, a criança geralmente começa a se queixar de que alguma coisa está errada e que alguma coisa está doendo. Nem sempre esse inchaço está relacionado com a questão de fazer xixi, muitas vezes a criança não tem ardência nenhuma e acontece desse pênis ficar inchado, especialmente a pele exterior ficar toda vermelha.

A primeira coisa que sempre deve ser descartada é a questão de um traumatismo ou até mesmo a questão de uma mordida de algum tipo de inseto. Se a criança tiver um processo alérgico muito intenso, isso pode causar o vermelhidão. Além disso, uma pancada enquanto a criança está brincando com outra criança também pode causar esse quadro. Geralmente, não é um quadro que causa muita dor e nem passa o tempo, tende a diminuir e o pênis não fica tão aquecido. Diferentemente da causa mais comum, que é o problema da “bala no possit”.

A “bala no possit” acontece quando uma bactéria infecta e inflama as secreções que estão dentro do órgão, nesse caso, o pênis do menino. Geralmente, acontece entre a glande e o prepúcio, a pele que recobre o pênis. Isso geralmente ocorre em crianças que possuem aderências bálano-prepuciais, que é quando a pele do pênis não se solta completamente. Essa bactéria entra nessas secreções que estão acumuladas dentro do pênis por conta dessas aderências. Quando isso acontece, cria-se a oportunidade para que as bactérias se proliferem e isso leva à formação de pus, deixando o pênis vermelho e extremamente doloroso.

A mãe pode perceber que o pênis está cada vez mais inchado e vermelho, às vezes até mesmo a bolsa escrotal e a parte de baixo da barriga podem ficar vermelhadas. A criança está com muita dor e é comum que comece a ter febre por conta da infecção que está se espalhando pela pele do órgão genital.

O tratamento deve ser buscado em um pronto-socorro ou em um local com um urologista. O urologista irá tentar puxar a pele do pênis para baixo para drenar o pus acumulado. Isso deve ser feito com cuidado e pode ser necessário o uso de pomadas. Em alguns casos menos dolorosos, os próprios pais podem tentar fazer essa manobra de puxar a pele do pênis para baixo com a orientação do médico. Em outros casos, é preciso ir ao hospital e ter a ajuda de um urologista. Após a drenagem, a criança deve tomar um antibiótico administrado por via oral por até sete dias.

A higiene adequada do pênis e a prevenção de novos processos infecciosos são essenciais para evitar a repetição desse quadro de “bala no possit”. Em alguns casos, é necessário realizar a cirurgia de fimose, conhecida como postectomia, para prevenir novas infecções nesse local. No entanto, na maioria dos casos, os cuidados adequados dos pais ajudam a criança a melhorar e o problema desaparece com o tempo.

Gostaria de agradecer a todos e inscrevam-se no meu canal do YouTube “Toque de Lojista”. Curtam, compartilhem e deixem seus comentários, dúvidas, críticas e sugestões. Um forte abraço, fiquem com Deus e até o próximo vídeo!

Fonte: PINTINHO VERMELHO, INCHADO E DOLORIDO: o que fazer com seu filho nessa hora? por Toque de Urologista