Pular para o conteúdo

Perguntas respondidas sobre cirurgia do tornozelo após fratura do maléolo lateral.

  • por
  • posts

Recuperação após cirurgia no tornozelo

Olá pessoal, aqui quem fala é AdrieleCarvalho, iniciando mais um vídeo para vocês. Hoje, vou responder algumas perguntas que o pessoal tem colocado nos comentários dos vídeos em que falo sobre a cirurgia que fiz no meu tornozelo. Já se passaram 5 meses desde o pós-operatório e muita gente quer saber se ainda sinto dor. Sim, sinto dor no tornozelo, não é o mesmo e tenho sensibilidade reduzida.

Vamos às perguntas:

  1. Quantos pinos você colocou? Coloquei 5 pinos.
  2. Quantos pontos foram dados? Não lembro ao certo, acredito que foram 10 ou 12 pontos.
  3. Depois de quantos dias você tirou os pontos? Tirei os pontos depois de 15 dias de cirurgia.
  4. Quando você começou a usar a bota ortopédica? No mesmo dia em que tirei os pontos, comecei a usar a bota ortopédica.
  5. Depois de quantos dias você retirou o pino? Tirei o pino maior depois de 45 dias da primeira cirurgia.
  6. Qual foi o tipo de anestesia utilizada? Foi anestesia local, não precisei ir para o centro cirúrgico.
  7. Depois de quantos dias você começou a fazer a fisioterapia? Comecei a fazer a fisioterapia na segunda-feira seguinte à retirada do pino.
  8. Com quantos dias depois da retirada do pino você começou a andar? Comecei a dar meus primeiros passos com a ajuda da fisioterapeuta na quarta sessão de fisioterapia.
  9. Como foi a recuperação após tirar o pino? Logo após a retirada do pino, meu médico me instruiu a começar a andar e fazer movimentos para soltar o tornozelo.

Após essas perguntas, muitos ainda querem saber se sinto dor até hoje. Sim, sinto incômodo quando fico muito tempo em pé e também quando trabalho em pé durante muito tempo. Além disso, tenho sensibilidade reduzida no pé e sinto formigamento e pressão. Mas, aos poucos, estou aprendendo a lidar com essa sensação.

Atualmente, minha recuperação está indo bem. A cicatriz está cicatrizando e consigo ver o pino que foi colocado. No entanto, ainda sinto dor ao fazer alguns movimentos, como agachar, por exemplo.

Espero que esse vídeo possa ajudar aqueles que estão passando por uma situação semelhante. Lembre-se de manter a cabeça erguida, pedir direção a Deus e acreditar em sua capacidade para superar essa fase. A dor é temporária e, mesmo sendo dolorosa, vai passar.

Meu objetivo é trazer um vídeo por semana para vocês. Obrigada por assistir e até a próxima!

Fonte: RESPONDENDO PERGUNTAS – sobre cirurgia do tornozelo – quebrei o maléolo lateral por Adriely Carvalho