Pular para o conteúdo

PCR: Quais são os procedimentos de RCP para parada cardiorespiratória?

  • por
  • posts

Bem-vindos ao canal “Para o Santos 1 928”!

Vamos falar um pouquinho sobre a Parada Cardiorrespiratória (PCR). Ela pode ser gerada em duas situações:
situações de trauma e situações clínicas. Nas situações de trauma, temos exemplos como quedas, acidentes automobilísticos, entre outros. Já nas situações clínicas, podemos ter problemas como asma, diabetes, infarto agudo do miocárdio, choques, entre outros.

Para reverter uma PCR, utilizamos o método de Ressuscitação Cardio Pulmonar (RCP). Em adultos, são recomendadas 30 compressões para 2 ventilações. As compressões devem ser feitas na região do tórax da vítima, com as mãos em formato de concha. É importante afundar cerca de 5 a 6 centímetros para que as compressões sejam eficazes.

As ventilações são realizadas através da boca a boca, porém, em alguns casos, o uso de uma máscara de RCP é indicado para maior segurança. Essa máscara possui uma válvula que evita o contato direto com a vítima, garantindo a proteção de ambos.

No caso de dois socorristas, a cada ciclo de 5 repetições de compressões, eles devem se alternar nas funções de compressão e ventilação.

A RCP deve ser realizada continuamente até que a vítima retorne à respiração, o resgate chegue ou até que a equipe se desgaste. O máximo de tempo recomendado para o procedimento de interrupção é de 10 segundos.

Exemplo de RCP em vídeo

Espero que tenham gostado do conteúdo. Não esqueçam de se inscrever no canal e deixar comentários com dúvidas e sugestões!

Fonte: PCR parada cardiorespiratória / RCP reanimação cardiopulmonar por #Flavio Santos192