Pular para o conteúdo

Passo a passo para fazer curativo pós-cirúrgico.

  • por
  • posts

Como fazer um curativo após a cirurgia – Passo a passo

Nesse vídeo, vou te mostrar como fazer um curativo simples após a cirurgia de uma forma prática. Com um vídeo mostrando o passo a passo do que você precisa para ter os cuidados com a cirurgia e não ter nenhum problema com infecção. Fique ligado!

Olá! Sou Dr. Jonatas Catunda, cirurgião de cabeça e pescoço. Nesse canal, você sempre vai encontrar informações sobre as doenças da tireoide e sobre a cirurgia de cabeça e pescoço, explicadas de forma clara e fácil de entender. Se inscreva no canal, ative as notificações, deixe seu gostei e se esse vídeo te interessa, assista para aprender como cuidar desse curativo após a cirurgia.

Para começar, é importante lembrar que as orientações fornecidas aqui são para leigos. Se você é profissional da área de saúde, entre em contato para fazermos vídeos mais aprimorados, caso ache que algo está incoerente.

O curativo após a cirurgia envolve dois pontos: a limpeza e o próprio curativo. Para a limpeza, você pode utilizar algodão ou gaze, preferencialmente esterilizados. É importante utilizar soro fisiológico ou água oxigenada para limpar e remover todas as secreções ou crostas que possam estar presentes na região do corte ou da ferida. Isso evita a contaminação por bactérias. Em seguida, aplique um antisséptico, como a clorexidina ou povidine, conforme orientação médica. Em algumas cirurgias de câncer de pele, é comum utilizar a colagenase, uma substância que auxilia na cicatrização.

Após a limpeza, aplique a pomada indicada pelo médico, se necessário. Em seguida, faça o curativo utilizando gaze para cobrir todo o local do corte ou da ferida, e depois, use esparadrapo ou micropore para fixar o curativo.

Para remover o curativo do dia anterior, faça-o com delicadeza, evitando danificar os pontos ou causar dor ao paciente. Em seguida, faça a limpeza com água oxigenada, aplicando-a diretamente para limpar qualquer resíduo presente na região dos pontos. Em seguida, aplique o antisséptico, como a clorexidina, por exemplo. Lembre-se de usar o antisséptico recomendado pelo médico. Depois da limpeza, faça o curativo, cobrindo a gaze com micropore ou esparadrapo.

Esse curativo pode ser feito pelo paciente ou por um auxiliar, dependendo da acessibilidade da região a ser tratada. É importante lembrar que, se a área for inacessível ao paciente, é necessário buscar ajuda para fazer o curativo corretamente.

É comum que o curativo fique úmido no início, principalmente nas primeiras 24 horas. Se houver saída de secreção ou sujeira, é indicado repetir o curativo. O curativo só deve ser deixado de lado quando estiver sequinho ou não houver mais necessidade. Em alguns casos, quando há muita secreção, pode ser necessário trocar o curativo mais de uma vez ao dia.

Na maioria dos casos, após três a quatro dias, o curativo fica sequinho e pode ser trocado por um curativo especial, que é colocado no local por até três a quatro dias sem precisar ser trocado. Esse tipo de curativo é uma espécie de filme plástico que impede a entrada de secreção. Assim, o paciente pode tomar banho sem problemas. Essa técnica tem dado excelentes resultados na minha equipe, juntamente com o trabalho da fonoaudióloga, Dra. Cláudia Belém.

É importante lembrar que cada caso pode ter suas particularidades, mas, em geral, o curativo da cirurgia da tireoide é bem parecido com o que foi mostrado no início do vídeo: limpeza com soro ou água oxigenada, aplicação de antisséptico e cobertura com gaze e esparadrapo ou micropore.

Outra recomendação importante é que se o curativo se molhar, é ideal retirá-lo e fazer outro. Um curativo molhado ou sujo pode aumentar muito o risco de infecção e interferir na recuperação da cirurgia.

Na maioria das cirurgias, principalmente as da tireoide, após três a quatro dias o curativo fica sequinho e pode ser deixado sem curativo. No entanto, é fundamental seguir as orientações médicas e, caso haja qualquer dúvida ou problema, entrar em contato para receber as devidas orientações.


Fonte: Como fazer curativo após uma cirurgia! por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço