Pular para o conteúdo

Parvovirose: tempo de sobrevivência do vírus no ambiente.

  • por
  • posts

Olá amigo ou amiga, tudo bem com você? O tema do nosso vídeo de hoje vai ser quanto tempo o vírus da parvovirose sobrevive. Sobre mim, só peço que você curta esse vídeo, porque pessoal, quando você curte esse vídeo, você ajuda o nosso canal a continuar crescendo cada vez mais, e você faz com que esse vídeo chegue ao maior número de pessoas possível, e assim, essas pessoas terão acesso a essa informação que pode acabar salvando a vida de seus pets. Então é importante você curtir e, se possível, compartilhar com algum amigo ou amiga. Tenham um excelente dia, e caso você não seja inscrito, se inscreva no canal, pois dessa forma você vai continuar recebendo os meus próximos vídeos. Certinho? Então vamos lá!

O doutor William’s Go Kart. Bom, então pessoal, a parvovirose, né, que é uma doença causada por um arbovírus, se trata de uma infecção terrível que acaba levando muitos cães à morte. E esse papo vírus tem uma preferência geralmente pelos tecidos que têm uma alta replicação. É por isso que eles gostam de ficar nas criptas intestinais do pet, onde vão se multiplicar e acabar lesando o intestino. Por isso tem aquele sintoma clássico da diarreia com sangue. Além disso, também se multiplicam na medula óssea do pet, onde vão ter as células jovens, como dos precursores dos glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. Eles estão ali nas formas imaturas ou jovens, e o vírus também gosta de ficar ali presente. É por isso que o animal que tem parvovirose tende a ter uma diminuição dessas células em relação a um perfil de cão que geralmente tem mais chance de ter a parvovirose.

A parvovirose afeta principalmente cães jovens ou adultos não vacinados, ou então, animais adultos debilitados que têm algum problema de saúde. Esse é o perfil de animal que tem mais chance de ter a parvovirose. Muitas vezes a gente acaba vendo, em forma mais comum, em cães jovens, mas não é só em jovens que pode ocorrer, animais adultos também podem ter como menção.

Em relação aos sintomas clínicos da parvovirose, como ela acaba destruindo o epitélio intestinal do pet, vai ficar ali se multiplicando e acabar roubando nutrientes. Com isso, o animal tende a ficar mais desidratado, ter anorexia e não querer comer, pois ele tem muita dor no intestino. Além disso, ele pode ter febre, vomitar e ter diarreia, que pode se tornar sanguinolenta. O animal também pode apresentar dores pelo corpo. São diversos sintomas que a parvovirose pode causar no seu cão, e por isso, ele pode acabar emagrecendo repentinamente. Ou seja, em pouco tempo, o animal pode ficar muito magro. Isso não pode esperar, não pode perder tempo, então leve-o rapidamente ao veterinário para um tratamento adequado.

Como um cachorro pode pegar a parvovirose? Para pegar a parvovirose, ele precisa ter contato com o vírus eliminado nas fezes de um animal doente. Quer dizer que o cachorro só vai pegar a doença se tiver contato com as fezes do animal doente, pois o vírus vai estar nas fezes. Porém, após o vírus ser eliminado nas fezes, ele pode estar presente no ambiente em objetos, como a própria cama do animal, comedouro, algum brinquedo ou até mesmo na rua. Um cachorro doente pode deixar o vírus na calçada. Então a parvovirose pode estar presente em diversos locais por onde o cachorro passou. E é justamente nesse ponto da transmissão que está o grande problema do vírus da parvovirose, pois, diferente de outros vírus que vivem horas ou até poucos dias no ambiente, o vírus da parvovirose pode viver dias, meses ou até anos, a depender do local onde está presente. Esse vírus é altamente resistente às condições ambientais. É um vírus não envelopado, trata-se de um vírus mais resistente a esses fatores ambientais.

Caso você tenha tido um animal que faleceu de parvovirose e não fez uma higienização adequada na sua casa, saiba que o vírus ainda pode estar presente em algum local, colocando um novo animal em risco. Então, é muito importante prestar atenção a esse detalhe. Mas, como higienizar bem o ambiente para eliminar o vírus?

Existem produtos de uso nacional, como a água sanitária, que é o hipoclorito de sódio, que ajuda a eliminar o vírus. Através do uso desse produto, você pode sim eliminar o vírus. Além disso, o mercado oferece diversos outros produtos de uso comercial que também têm grande eficiência para combater o vírus no ambiente. Portanto, existem sim diversos produtos que podemos encontrar para combater esse vírus no ambiente.

Por fim, não posso deixar de falar da importância da vacina. Se o seu animal for vacinado, dificilmente ele vai contrair essa doença. A vacina protege o animal contra a parvovirose. Caso você não tenha assistido, eu fiz um vídeo onde falo sobre a questão da vacina polivalente, que protege também contra a parvovirose. Vou deixar o link na descrição e no final deste vídeo para você poder assistir. É um vídeo muito interessante.

Fonte: Quanto tempo o virus da parvovirose pode sobreviver no ambiente ? por Dr. Uillians Volkart – Dica Veterinária