Pular para o conteúdo

Parei de tomar anticoncepcional – Quando se preocupar?

  • por
  • posts

Ei pessoal!

É hoje aqui no mundo FilhoGravar mais um vídeo! A ideia de hoje é como sempre: responder uma pergunta que todas as pacientes têm, ou seja, todo o mundo que procura ajuda ou o casal comum que está tentando ter filho. E a pergunta é: quando eu paro o anticoncepcional ou parei o preservativo, quando eu devo me preocupar? Até quando é normal? Bem, essa é a pergunta que vamos tentar responder hoje. Fique até o final do vídeo e, por favor, se estiver gostando da informação dos nossos vídeos, deixe um like aqui embaixo desse vídeo e inscreva-se no nosso canal. Isso só vai ajudar o canal a crescer e fortalecer para gravarmos mais.

Hoje é o seguinte… Já falei isso em alguns outros vídeos que gravamos. A ideia é que a pessoa acha que vai parar a pílula e, em seguida, a gravidez acontece no mesmo mês ou em dois ou três meses. É verdade que, se tudo estiver funcionando muito bem, a concepção pode acontecer mais rápido, em dois ou três meses. Pode ser que a paciente foi sortuda e engravidou rapidamente. Já escutamos várias histórias de mulheres que pararam a pílula e, logo em seguida, já estavam grávidas. Mas isso não acontece com todos os casais.

A primeira coisa que explicamos para o casal que está tentando ter filho é: não se preocupem, comecem a ter uma vida normal. A chance nos primeiros meses é grande, não é preciso fazer nenhum exame para saber se existe algum problema. Agora, quando um casal deve se preocupar? Isso depende muito da idade, principalmente da mulher.

Vamos falar em outro vídeo sobre como a mulher envelhece um pouquinho mais rápido, como o processo de envelhecimento da mulher é um pouco mais acelerado do que no homem. É verdade também que o homem sofre bastante também por merecimento. Essa é uma coisa que não acreditávamos antigamente, mas hoje sabemos que é verdade. Mas o tempo que você deve se preocupar depende muito de quantos anos você tem e quando você começou a tentar engravidar.

Uma informação importante é que é muito comum no consultório ver algumas pacientes que demoram um tempo maior para engravidar e alguns casais que enfrentam esse problema por um tempo maior. Eles começam a comprar os testes de ovulação urinária para que possam medir quando estão no período fértil. Mas o que a gente fala na reprodução humana é que nada disso tem muito sentido. A mulher não tem um ciclo, a mulher tem um ciclo menstrual. Just imagine se as duas metades da espécie humana, homem e mulher, não tivessem um ciclo. Quando ambos deveriam se encontrar para a concepção acontecer e ter o período fértil? A verdade é que a mulher tem um ciclo e, mais ou menos no meio do ciclo, quando ela está ovulando, ela sem querer, sem fazer nenhum tipo de tabelinha, tem uma facilidade ou um desejo maior de ter relação, naquele momento.

Quando ela está no período fértil, o cabelo vai estar mais brilhante e a luz da casa dela vai ter mais brilho. Ela vai, sem pensar, procurar o parceiro, não tem relação com o dia certo. Então, por que estou falando toda essa informação? Se você começou a tentar engravidar agora, não se preocupe, não precisa fazer tabelinha. Siga sua vida normalmente. Se as coisas funcionarem bem, o bebê vai chegar.

A pergunta é: quanto tempo depois eu devo me preocupar? A resposta é: depende um pouco da idade da paciente. Existem marcos da reprodução humana que determinam o tempo que você deve procurar ajuda. Antes dos 35 anos de idade, se você está tentando engravidar com menos de 35 anos, este período é normalmente um ano. Se você tem um ciclo menstrual regular, ou seja, menstrua pelo menos uma vez por mês, e tem um ano de tentativas (namorando durante um ano), e mesmo assim não vem, este é o momento de procurar ajuda.

Isso também é importante para falar com seu ginecologista. Não chegue nele e diga: “Já passou um ano, será que devo fazer alguns exames?”. A resposta é sim, se você está tentando há um ano, deve fazer alguns exames para ver se existe algum problema, se há algo que está impedindo o casal de engravidar ou não.

Se você tem menos de 35 anos, até um ano de tentativa. Se você tem 35 anos ou mais, até seis meses de tentativa. E isso é um tempo saudável para fazer os exames e descobrir se existe algum problema para o casal engravidar ou não.

Eu acho que a nossa linguagem, a nossa proposta no nosso canal, é exatamente essa: trazer algumas dúvidas frequentes, tanto em consultas de ginecologia geral quanto com médicos especialistas em reprodução humana. Espero que vocês estejam gostando do canal, que deixem comentários sobre suas dúvidas, sobre exames alterados, e que estejam gostando dos nossos vídeos. Não deixem de se inscrever no canal e de deixar seu like, pois isso é importante. Até os próximos vídeos! Um abraço a todos e boa sorte na gravidez.

Fonte: PAREI O ANTICONCEPCIONAL – QUANDO DEVO ME PREOCUPAR? por Mundo FIV