Pular para o conteúdo

Otite Externa: Definição, Sintomas e Tratamentos | Guia DTUP

  • por
  • posts


A gente olha só, no verão é muito comum surgir as dores no nosso ouvido. Na verdade, isso acontece principalmente porque vamos à praia e à piscina com mais frequência. E é aí que dá problema. Uma das doenças mais comuns é a otite externa e é sobre isso que vamos falar agora com o otorrinolaringologista Marcelo Souza.
Tudo bem, doutor? – Tudo certo, tudo ótimo! Que bom tê-lo aqui conosco. Quer dizer, doutor, eu já tive e é complicado. Eu queria perguntar ao senhor, para a gente mostrar e falar pessoalmente, a conceituação, o que é a otite externa?
Bom, como você disse, é comum nessa época. Então, a otite externa é a inflamação da pele do canalzinho do ouvido. É diferente da otite média, que é a “otite da criança”, comum nessa época. Muita água, muita piscina e maus hábitos são as causas dessa zebra. A regra de não entrar água no ouvido é uma das principais precauções.
Agora, vou fazer uma pergunta aqui: esse não está dentro daqui. Sempre dizem que aqueles primeiros sintomas de uma gripezinha que vem, dói o ouvido e tal. A gente vai sentir isso também nesse tempo em que a gente fica no contraste do ar condicionado com o calorão. E aí vai para a piscina e fica entupido. Já começa a dar aquilo, né?
Sim, é isso mesmo. Esse tipo de mau hábito e essa coceirinha que a gente tem de ficar cutucando o ouvido podem gerar a inflamação. Um dos motivos é que machucamos a pele e abrimos um buraco que pode ser infectado e causar inflamação.
Falando em mau hábito, eu tenho mania de ficar cutucando o ouvido com as hastes flexíveis. Isso também é prejudicial?
Exatamente. Apesar desse algodão, ele pode machucar a pele sensível do ouvido, ao contrário do que todo mundo acha. A limpeza do ouvido não é sujeira, tem um motivo de proteção que não deve ser removido. Mas, no caso de quem tem um excesso, sim, é preciso procurar um médico de vez em quando para tirar o excesso. No meu caso, por exemplo, eu preciso ir ao médico para limpar o ouvido, pois acumula sujeira facilmente.
Doutor, eu vou deixar isso aqui com o senhor para ele explicar como funciona essa parte do nosso ouvido.
Quando falamos de otite externa, inflamação da pele do canal e do fundo do canal, temos o tímpano, que é uma membrana muito fininha. Às vezes, essa inflamação pode chegar até ele e perfurar, causando um problema ainda maior. É outro problema de quem tem o hábito de limpar constantemente o ouvido. É nessa região que inflama e que dói tanto, incomodando bastante. Pode até estragar as férias na praia de alguém, por exemplo.
Você pode dizer o que acontece quando você vai voltar da praia e começa a sentir dor?
Teoricamente, é uma inflamação leve que não é grave, mas incomoda muito. Dependendo da extensão da inflamação, pode haver secreção e, às vezes, o ouvido fica tampado por causa do excesso de secreção. Mas o principal sintoma é a dor. No meu caso, por exemplo, eu não tive dor. Começou ali com aquele sentimento de ouvido entupido. Você está na água e fica mexendo, empurra a água para dentro, e acho que foi isso que desencadeou a coisa. Eu não tive dor, mas começou a sair uma secreção diferente da cera comum. Isso também é comum nesses casos, mas não tão comum como a dor. Mas algumas otites externas podem causar apenas coceira e ser uma inflamação superficial que não dói tanto, mas causa desconforto.
E quais cuidados a pessoa deve ter, principalmente após o banho de praia ou piscina?
Na verdade, não tem muito segredo. Quem tem um excesso de cera, o ideal é procurar um médico antes de uma viagem, por exemplo. No dia a dia, não precisa se preocupar muito. É importante secar o ouvido até onde conseguir alcançar com uma toalha. Qualquer sintoma de dor ou coceira, é melhor procurar o profissional. Observar a higiene também é importante, mas é importante saber que a limpeza em si não é tão necessária e pode até machucar o ouvido. É preciso ter cuidado com o tempo, pois alguns casos requerem o uso de medicamentos, como os anti-inflamatórios. E, é claro, não deixar a água entrar quando o ouvido já está inflamado.
A gente aprendeu muito aqui e eu fui remetido a essa lembrança da minha adolescência, quando passei por isso. É complicado e chato. Então, o cuidado com a otite externa é importante. Se já está no processo, como o nosso médico Marcelo Souza falou, começa a coçar e está doendo, procure um especialista. Tenho certeza de que o problema será resolvido rapidinho. Para evitar problemas posteriores mais sérios, evite ficar sem cuidado. Agora você pode nos acompanhar através das plataformas digitais. Não perca tempo, acesse, curta e fique por dentro de tudo que acontece por aqui.
Fonte: O que é Otite Externa? | DTUP por Rede Super de Televisão