Pular para o conteúdo

Osteoporose: sintomas, causas e tratamentos – dor é um deles?

  • por
  • posts

E quem tem osteoporose sente dor?

Hoje a gente vai falar sobre esse tema, mas antes disso não esqueça de deixar o seu like, o seu comentário e se inscrever no canal. Quem tem osteoporose sente dor?

Hoje eu trouxe a Doutora Cláudia Macêdo, reumatologista, para conversar com a gente sobre esse tema. Cláudia, como você está? Tudo bem?

Cláudia: Postando, obrigada pelo convite, eu estou muito feliz de poder participar com você aqui e falar um pouquinho sobre osteoporose, que é um assunto muito interessante onde muitas pessoas têm dúvidas e é o nosso dia a dia, na verdade, dentro do consultório de atendimento aos pacientes.

Eu: Cláudia, eu que agradeço a sua presença aqui. E aí, eu gostaria de saber, gostaria que você explicasse para as pessoas o que é osteoporose.

Cláudia: Osteoporose, na verdade, é uma alteração óssea, né, é uma desordem musculoesquelética, no qual a gente tem um comprometimento da densidade, da massa óssea, associada a alteração na qualidade do osso. Com isso, a resistência óssea fica comprometida. Qual o problema disso? O problema é justamente o risco de fratura, porque se o paciente tem uma fratura, a qualidade de vida dele já fica comprometida e a longevidade, a gente consegue tratar e evitar. Hoje, com a expectativa de vida muito alta, a gente acaba vivendo mais, chegando aos seus 80, 90 anos, e aumenta muito a chance de ter osteoporose e apresentar uma queda, e se apresentar uma fratura de fêmur, por exemplo.

Eu: Sim, com certeza. No entanto, nós sabemos né, as causas da osteoporose. Inicialmente, temos as causas primárias, né, que é principalmente relacionada à menopausa nas mulheres. Com a queda da taxa hormonal, provocada pela menopausa, temos uma queda na densidade óssea. E com isso, aumentando o risco da paciente vir a ter osteoporose. E mais para frente, temos a causa do envelhecimento. Então, são duas causas que temos que estar atentas nessa faixa etária, né, da menopausa e do envelhecimento. E claro, que temos causas secundárias, né, envolvendo o uso de alguns tipos de medicamento, como o corticoide, algumas doenças que podem estar associadas ao risco da osteoporose, como doença inflamatória reumatológica crônica, doença celíaca, algumas doenças renais, doenças da parte da endocrinologia, que podem causar osteoporose de maneira secundária. E também lembrar dos homens, né, é importante lembrar que os homens também têm osteoporose.

Eu: Doutora Cláudia, afinal, quem tem osteoporose sente dor? Quais são os sintomas de quem tem osteoporose?

Cláudia: Gostando, a questão é justamente essa, né, a osteoporose é silenciosa, o paciente não sente dor. Então, na maioria das vezes, quando o paciente tem algum sintoma, é relacionado à fratura. Então, muitos diagnósticos acabam sendo feitos assim, o paciente tem a fratura e aí vai descobrir que ele tem osteoporose. Justamente o que gostaríamos de evitar, gostaríamos de tratar esse paciente para justamente evitar que ele tenha a fratura.

Doutora Cláudia, quando a osteoporose é grave?

Cláudia: Então, ela é grave justamente quando tem a fratura. A gente já considera que é grave, porque já aconteceu o evento, justamente o que queremos evitar. E também avaliamos a densitometria óssea. Não comentamos, né, mas a densitometria óssea é um exame de diagnóstico para osteoporose. Quando falamos que a osteoporose é silenciosa, como vamos fazer o diagnóstico? Através desse exame. Então, a densitometria óssea hoje é o exame padrão para diagnóstico da osteoporose. E tem momentos de indicação, das mulheres, dos homens, a faixa etária, os fatores de risco, quando indicar, né? Tudo isso o médico que está acompanhando vai saber o melhor momento quando ter que solicitar esse exame. A gravidade, podemos também avaliar pela densidade óssea. Se o seu paciente tem uma densidade óssea muito reduzida, onde calculamos os T scores e Z scores, que são medidas que vem na densitometria óssea, conseguimos saber se a sua osteoporose está mais avançada ou menos grave, mas uma fratura já nos diz sobre a gravidade também.

Agora a gente já sabe o que é osteoporose, já sabe quais são os seus sintomas. Agora, eu queria saber qual é o tratamento.

Cláudia: O tratamento é baseado na parte de medicamento, não é? Medicamentoso e não medicamentoso. Com relação aos medicamentos, o médico que acompanha o paciente vai conseguir definir, para aquele paciente com aquele perfil, qual vai ser a melhor indicação. Agora, não podemos esquecer da dieta, né, da parte da alimentação, com os alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo e o tomate. Por conta da vitamina D, a reposição de vitamina D também vai ser individualizada. O médico que está acompanhando o paciente vai determinar se ele precisa fazer reposição com suplemento de vitamina D e qual a dosagem do suplemento.

Eu: Eu queria agradecer a Cláudia. Queria te agradecer, esse conteúdo é muito interessante, tenho certeza que as pessoas vão gostar muito.

Cláudia: Eu que agradeço. Volto a agradecer a oportunidade de estar aqui contigo. Eu espero que você tenha gostado desse vídeo e conteúdo. Tem ajudado? E até a próxima!

Fonte: Quem tem osteoporose sente dor? por Dra. Rostanda Meireles