Pular para o conteúdo

Os prós e contras do Enalapril: uma avaliação completa da droga.

  • por
  • posts

Enalapril: tudo que você precisa saber sobre este medicamento

Olá pessoal, tudo bem? Dando continuidade à nossa série sobre os medicamentos anti-hipertensivos, a pedido de vocês, não poderia de deixar de falar dele. Então, depois de falar sobre a Losartana Hidroclorotiazida e sobre o Atenolol, qual o medicamento que tá faltando? É o famoso Enalapril! Finalmente chegou a hora de falar dele. Vamos entender tudo sobre Enalapril, como ele funciona, se realmente ele abaixa a pressão, se serve só para o controle da pressão arterial ou se serve também para algum outro tipo de tratamento, como é absorvido, enfim, aqui nesse vídeo você vai saber tudo que precisa sobre esse medicamento tão prescrito. Então, se você quer saber tudo sobre Enalapril, fica comigo até o final do vídeo, ok? Sem mais delongas.

Olá, amigo do coração, tudo bem? Eu sou o Doutor Roberto Iano, cardiologista especialista em marcapasso. Primeiro, pessoal, você já tá inscrito no canal? Você que não está inscrito no canal, se inscreva no canal. Clica no Sininho para saber todas as notificações. Depois, no final do vídeo, se você gostar, não esquece de dar o like. Mas vamos falar hoje tudo sobre Enalapril. Você aí, você toma Enalapril, tá controlando bem a tua pressão? Você sente algum efeito colateral? Deixa aqui nos comentários. O Enalapril é um medicamento da classe dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA). Os ECA são medicamentos utilizados para controlar a pressão arterial, porque reduzem a pressão arterial por meio da inibição da enzima conversora da geotecina, que é responsável por transformar angiotensinogênio em angiotensina 2. A angiotensina 2 é um potente vasoconstritor, que significa aquele caso estreitamento dos vasos sanguíneos, aumentando a resistência vascular periférica e consequentemente aumentando a pressão arterial. Além disso, a angiotensina 2 também estimula a liberação do hormônio aldosterona nas glândulas supra-renais, que promove a reabsorção de sódio e água nos rins e aumento do volume de líquido no corpo, contribuindo também para o aumento da pressão alta. Portanto, a renina desempenha um papel fundamental nessa regulação e na manutenção da pressão arterial e do equilíbrio hidroeletrolítico do nosso corpo. O que faz então o Enalapril? Ele age inibindo a enzima que converte a angiotensina 1 em angiotensina 2, o corpo produzindo menos angiotensina 2, que é um potente vasoconstritor, vai fazer com que a tua pressão fique mais baixa. Pois é, se você não entendeu, vai lá e volta no vídeo, você vai entender direitinho. É uma explicação bem fácil. Se você deu uma olhada aí no vídeo duas ou três vezes, mas quando baixa a pressão? A queda da pressão arterial com o uso de Enalapril pode variar de acordo com cada indivíduo. Depende de diversos fatores, como a dose do medicamento, a gravidade da hipertensão arterial, a presença de outras condições médicas. Mas normalmente, o efeito máximo do Enalapril na redução da pressão arterial é atingido cerca de 4 a 6 horas depois da administração, e pode ter efeito por até 24 horas. Mas, em média, o Enalapril pode reduzir a pressão arterial sistólica em cerca de 10-15 mmHg e a pressão arterial diastólica em cerca de 5 a 10 mmHg. No geral, a gente prescreve Enalapril no máximo 40 mg por dia, ou seja, 20 mg de 12 em 12 horas. Mas isso também pode variar de paciente para paciente.

E como o Enalapril age na insuficiência cardíaca, no coração fraco? Mas antes, pessoal, para quem não me segue no Instagram, é @Dr.yano. Pois eu quero todo mundo me seguindo lá. Mas voltando, como o Enalapril age no coração fraco, na insuficiência cardíaca? O Enalapril é utilizado para reduzir a resistência vascular periférica e reduzir a sobrecarga de pressão sobre o coração. Assim, ele melhora o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco, diminui a sobrecarga sobre ele. O Enalapril também pode melhorar a função ventricular esquerda, reduzir a progressão da insuficiência cardíaca e os sintomas dos pacientes com insuficiência cardíaca sintomática, aqueles que estão descompensados. Além disso, o Enalapril também pode melhorar a função renal, principalmente nos pacientes com insuficiência cardíaca crônica, porque ele reduz a proteinúria, que é a perda de proteína na urina. Ele atua também diminuindo o risco de progressão e piora da doença renal. Por conta disso, o Enalapril foi considerado um medicamento importante também no tratamento da insuficiência cardíaca.

Nem tudo são flores. Quais são então os efeitos colaterais mais comuns do Enalapril e quando ele é contraindicado? Primeiro, é importante ressaltar que nem todas as pessoas vão apresentar efeitos colaterais ao tomar Enalapril. Em muitos casos, eles são leves e acabam desaparecendo com o tempo. A grande maioria dos pacientes não vai sentir, mas tem efeito colateral. A gente tem a tosse seca, que ocorre até mesmo com frequência no consultório. Em alguns casos, a tosse atrapalha tanto a ponto de eu ter que trocar a
Fonte: ENALAPRIL UMA EXCELENTE DROGA, PORÉM… por Dr. Roberto Yano