Pular para o conteúdo

Sertralina: Indicações, efeitos colaterais e prós e contras

Sertralina: Tudo o que você precisa saber

Olá, meu nome é Danilo Borges, sou médico psiquiatra e hoje eu vou falar sobre a Sertralina, uma das medicações mais prescritas na psiquiatria. Mas antes, deixe seu like e se inscreva no canal.


A Sertralina é um antidepressivo e ela pertence à classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, junto com a Fluoxetina, Fluvoxamina, Paroxetina e Citalopram/Escitalopram. São seis as medicações que compõem essa família, como é que ela acha ela vai aumentar a disponibilidade de serotonina na Fenda sináptica.

Indicações de uso da Sertralina

A Sertralina é usada para tratar o transtorno depressivo maior, a depressão, transtorno de pânico, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de ansiedade social, a fobia social, transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno de estresse pós-traumático, transtorno disfórico pré-menstrual. Como vocês podem ver, são várias as indicações que a gente tem.

Dosagem e Ingestão

Na farmácia, podemos encontrar a dosagem de 25mg, 50mg, 75mg e 100mg. A Sertralina deve ser ingerida com ou sem alimentos, mas a ingestão com alimentos não tem tanta relevância na prática clínica. Ela pode ser ingerida tanto com quanto sem alimentos.

A Sertralina tem uma meia-vida de 26 a 32 horas, mais ou menos um dia a um dia e meio para que seja eliminada do organismo. Quando usada para tratamento, a Sertralina pode ser utilizada de 50 até 200mg.

Efeitos Colaterais

A medicação vai demorar cerca de duas, três semanas para começar a ter alguma ação terapêutica. Por isso, pode haver efeitos colaterais no início do tratamento, sendo os mais comuns: náuseas, enjoo, diarreia, disfunção sexual, diminuição de libido, dificuldade para chegar ao orgasmo, dificuldade de ereção, boca seca, suor e dor de cabeça. A Sertralina também pode causar tanto insônia quanto sonolência.

O paciente deve tomar cuidado em caso de síndrome do intestino irritável, pois a Sertralina pode deixar as fezes mais pastosas e causar diarreia.

Vantagens e Desvantagens da Sertralina

Existem muitas vantagens no uso da Sertralina. Ela é uma medicação bastante segura, inclusive para gestantes e mulheres que estão amamentando. Em casos de depressão atípica, em que o paciente tem uma energia baixa e uma sonolência excessiva, a Sertralina pode aumentar a energia da pessoa.

Por outro lado, a Sertralina pode piorar a ansiedade e a insônia no início do tratamento, principalmente para pacientes que já têm uma depressão com muita ansiedade associada. Além disso, aqueles pacientes que têm síndrome do intestino irritável podem experimentar piora no início do tratamento.

Crianças

Crianças também podem tomar Sertralina, principalmente aquelas que têm transtorno obsessivo-compulsivo. Elas podem começar a usar a medicação depois dos seis anos de idade, mas a dose deve ser menor, como 25mg, para iniciar o tratamento.

Conclusão

A Sertralina é uma das medicações mais utilizadas na psiquiatria e possui várias indicações de uso. É uma medicação bastante segura e efetiva no tratamento de vários transtornos psiquiátricos. Porém, como qualquer medicação, apresenta efeitos colaterais que podem variar de paciente para paciente.

Se você ainda tem alguma dúvida em relação à Sertralina, deixe nos comentários que eu vou responder para você.


Fonte: Sertralina: pra que serve, efeitos colaterais, vantagens e desvantagens por Dr Danilo Borges