Pular para o conteúdo

Os melhores alongamentos para aliviar o estresse muscular

  • por
  • posts

Práticas de Combate ao Estresse no Ambiente de Trabalho

Hoje vamos falar sobre algumas práticas simples que podem ser adotadas no ambiente de trabalho para combater o estresse e promover o bem-estar. A terapeuta ocupacional Mary Alves nos ensina alguns alongamentos que podem ser feitos durante o expediente, além de técnicas de respiração e automassagem.

Alongamentos

Vamos começar pelos alongamentos para a cabeça e o pescoço. É importante que a cabeça esteja sempre em movimento e as articulações das vértebras sejam trabalhadas antes de qualquer alongamento. Você pode executar o movimento de rotação do pescoço três vezes para cada sentido, tanto para a direita quanto para a esquerda, para trás e para frente.

Após o movimento de rotação, podemos fazer o alongamento lateral do pescoço. Mantenha a posição por 20 a 30 segundos para cada lado. Em seguida, faça o mesmo alongamento para trás e para frente.

Após alongar o pescoço, podemos passar para os ombros. Comece movimentando as articulações dos ombros e aquecendo-os antes de alongar. Um ótimo exercício de alongamento para os ombros é tentar encontrar as mãos atrás das costas. Se você não conseguir, tente apenas encostar as mãos uma na outra e solte a musculatura dos ombros. Mantenha a posição por 20 a 30 segundos e repita o mesmo alongamento para o outro lado.

Quando pensamos nos braços, podemos fazer o mesmo tipo de alongamento que fazemos na academia, por exemplo, um movimento de rotação para os lados. Quando chegamos nos punhos, é importante fazer movimentos de flexão e extensão nos dois sentidos. Mantenha cada posição por 20 a 30 segundos. Não se esqueça de manter a linha do ombro e a altura correta do punho durante o alongamento.

Falando em punho, podemos fazer esse alongamento tanto sentados quanto em pé, apoiando as mãos na cadeira ou na mesa. Tome cuidado para não estender demais o cotovelo durante o alongamento. Respeite os limites de alongamento e mantenha a postura correta.

A coluna também merece atenção. Podemos fazer movimentos de rotação para alongar a região torácica. Além disso, podemos entrelaçar os dedos na frente do corpo e empurrar as costas para trás, alongando a região das costas mais alta. Mantenha cada posição por 20 a 30 segundos.

Outro exercício de alongamento para a coluna é fazer uma pequena torção na cadeira, olhando por cima do ombro. Você pode segurar a cadeira para se apoiar e conseguir realizar a torção. Isso ajuda a alongar a coluna e aliviar a tensão.

Quando pensamos nas pernas, podemos alongá-las de forma simples, tanto sentados quanto em pé. Apoie um dos pés no chão, mantendo a linha do pé não ultrapassando a linha do joelho. Alongue a perna (parte posterior) por 20 a 30 segundos. Faça o mesmo alongamento para o outro lado.

Se você trabalha em pé, pode fazer o mesmo movimento de alongamento das pernas, mas em pé, mantendo a linha do joelho e do pé. Faça o movimento de rotação para a parte posterior da perna, alternando os lados. É importante movimentar a musculatura e dar uma pausa para relaxar em meio ao trabalho.

Essas são apenas algumas dicas de práticas simples que podem ser adotadas no dia a dia para combater o estresse e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Lembre-se de sempre respeitar os limites de alongamento e manter a postura correta durante os exercícios.

Fonte: Alongamentos para combater o estresse muscular por Supermercado Moderno