Pular para o conteúdo

Opções de Tratamento para Azoospermia e Infertilidade Masculina

  • por
  • posts

Como pegar espermatozoides de homens com azoospermia

Olá pessoal, tudo bem? Hoje, nesse vídeo, eu vou abordar um pouco mais sobre os fatores masculinos e, especificamente, eu quero comentar com vocês o que nós podemos fazer para pegar espermatozoides de homens que não ejaculam espermatozoides, ou seja, nos homens com azoospermia.

Existem dois tipos principais de azoospermia: obstrutiva e não obstrutiva. A azoospermia obstrutiva ocorre quando o homem produz espermatozoides normalmente, mas eles não chegam ao pênis devido a um bloqueio no canal que leva os espermatozoides até lá. Um exemplo comum dessa condição é a vasectomia. Existem também outras causas possíveis, como infecções que podem obstruir o canal ou a ausência congênita do canal deferente.

Para pegar os espermatozoides de homens com azoospermia obstrutiva, é possível realizar uma punção na bolsinha que fica em cima do testículo, chamada epidídimo. Com uma agulha fina, como uma agulha de insulina, é possível retirar o conteúdo dos espermatozoides armazenados ali. Esse procedimento é chamado de PESA (Aspiração Percutânea de Espermatozoides do Epidídimo), e os espermatozoides obtidos podem ser utilizados na fertilização in vitro.

Outra opção é realizar a chamada TESE (Extração de Espermatozoides por Microdissecção do Testículo), na qual o testículo é aberto e os espermatozoides são procurados através de um microscópio. É um procedimento mais elaborado, mas eficiente para capturar os espermatozoides em pacientes com azoospermia obstrutiva.

Já na azoospermia não-obstrutiva, o problema está na produção dos espermatozoides pelo testículo. Nesses casos, pode ser mais difícil identificar o problema antes dos procedimentos. Pacientes com azoospermia não-obstrutiva podem produzir muito poucos espermatozoides ou nenhum. Nestes casos, é necessário um procedimento chamado Micro-TESE (Microdissecção Testicular), no qual se busca ilhas de produção de espermatozoides no testículo com auxílio de um microscópio. Se não forem encontrados espermatozoides, é provável que o homem não produza espermatozoides, sendo necessária a utilização de sêmen de doador para a fertilização in vitro.

Em torno de 50% dos casos em que se realiza a Micro-TESE encontram-se espermatozoides no testículo, permitindo a realização da fertilização in vitro com sucesso.

Em resumo, é possível pegar espermatozoides de homens com azoospermia através de diferentes procedimentos, como a PESA, TESE e Micro-TESE, dependendo do tipo de azoospermia. Com os avanços tecnológicos atuais, é possível alcançar bons resultados na busca por espermatozoides e na realização da fertilização in vitro.

Espero que tenham gostado desse vídeo e fiquem à vontade para fazer perguntas nos comentários. Um grande abraço a todos!

Fonte: Infertilidade Masculina – Tratamentos para Azoospermia por Clínica Vivitá