Pular para o conteúdo

Miomas uterinos: causas, sintomas e tratamento – tudo o que você precisa saber

  • por
  • posts

O que é um mioma uterino?

O mioma uterino, também conhecido como fibroma, é um tumor de aspecto benigno formado pela musculatura lisa do útero associado ao estroma do tecido conjuntivo. Ele pode ser chamado de mioma uterino ou fibroma e é uma doença que acomete principalmente mulheres em idade fértil, entre 20 e 50 anos.

Causas

Não há uma teoria definitiva que explique a causa do aparecimento do mioma uterino nas mulheres. O que se sabe é que mulheres que têm maior tempo de exposição ao estrogênio tendem a ter um maior crescimento tumoral. Isso ocorre porque o mioma tem receptores para esse hormônio e quanto mais estrogênio se liga a eles, maior será o seu crescimento.

Sintomas

Os sintomas do mioma uterino podem variar dependendo de onde ele se localiza dentro do útero. Existem três tipos de miomas: subserosos, intramurais e submucosos.

  • Subserosos: são miomas que ficam na camada serosa do útero, a mais externa. Eles geralmente não apresentam sintomas, mas podem causar obstruções do trato urinário se forem de grande tamanho.
  • Intramurais: são miomas que ficam no meio da camada muscular do útero. O sintoma mais comum relacionado a esse tipo de mioma é o sangramento.
  • Submucosos: são miomas que ficam na parte mais próxima da cavidade uterina. Eles causam sintomas de sangramento, alteração do ciclo menstrual e podem até levar a casos de infertilidade.

Fatores de risco e proteção

Alguns fatores de risco para desenvolver miomas uterinos incluem dieta rica em carne vermelha, obesidade, pressão alta e começar a menstruar cedo e terminar tarde (menacme). Por outro lado, fatores de proteção incluem dieta rica em vegetais e uso de anticoncepcionais.

Diagnóstico

O diagnóstico de miomatose uterina pode ser feito através de exames de imagem, como ultrassom, ressonância magnética com contraste ou tomografia. O ultrassom é o exame mais simples e pode dar um diagnóstico fiel.

Tratamento

O tratamento dos miomas uterinos depende das queixas e sintomas da paciente. Se a principal queixa for irregularidade menstrual ou sangramento em excesso, uma das opções de tratamento é o uso de anticoncepcionais, que podem regularizar o ciclo. Mulheres perto da menopausa podem ter uma regressão dos miomas com o tempo.

Casos mais graves, com grande volume abdominal ou sangramento intenso, podem necessitar de abordagem cirúrgica para a retirada dos miomas. Em casos de desejo de gravidez, existem outras modalidades de tratamento, como a ressecção do mioma da cavidade uterina e medicações para reduzir o tamanho do mioma.

Se não houver sintomas, não é necessário tratamento e apenas acompanhamento regular com o ginecologista.

Espero que este vídeo tenha sido útil para vocês. Se gostaram, deixem um like no canal e se cuidem! Até a próxima!

Fonte: ENTENDA O que é MIOMA UTERINO: causas, sintomas e tratamento por Dr Pedro Caron