Pular para o conteúdo

Minoxidil: Saiba se Pode Causar Queda de Cabelo com o Dr. Paulo Müller, Dermatologista

  • por
  • posts

Minoxidil: Queda de cabelo temporária

Olá pessoal! O Minoxidil é um dos principais medicamentos utilizados para tratamento de queda de cabelo, tanto o Minoxidil para aplicação no couro cabeludo, quanto o Minoxidil por via oral. Nós temos muitos vídeos aqui no canal falando a respeito do Minoxidil, como ele age é na raiz do cabelo, as indicações de tratamento, doses, efeitos colaterais, mas hoje agente vai falar de uma preocupação muito comum que é a respeito da queda de cabelo que pode estar associado ao Minoxidil.

O Minoxidil é um tratamento para queda de cabelo, mas em algumas situações podem acontecer queda de cabelo com Minoxidil. Mas vocês vão entender que isso não é nenhum grande problema e isso é muito importante, porque muitos pacientes não querem começar o tratamento com Minoxidil quando ouvem falar dessa possibilidade, ou muitos que não foram devidamente avisados começam o tratamento, observam uma piora da queda de cabelo e aí querem suspender o medicamento porque o problema está piorando com o Minoxidil e não melhorando. Então é bem importante que todo o paciente que vai usar o Minoxidil entenda esse efeito temporário de queda que pode acontecer, para que isso de fato não gere uma grande preocupação e não interfira no tratamento.

Antes de começar, é importante lembrar que o nosso canal fala de dermatologia, em especial de tratamentos capilares. Então, se você se interessa por esses assuntos, não deixe de se inscrever, toda semana tem conteúdo novo aqui no canal. Se você gostar do nosso conteúdo, se você já conhece o nosso canal, aperte o botão de curtir, porque isso nos ajuda a chegar a muito mais pessoas.

Quando a gente começa o tratamento com Minoxidil, tanto Minoxidil de aplicar no couro cabeludo, quanto Minoxidil por via oral, geralmente demora uns três a quatro meses para a gente começar a observar um resultado legal, e geralmente um resultado mais consistente acontece depois de seis meses de tratamento. Porém, no início do tratamento, pode acontecer um fenômeno que é conhecido como efeito shedding, em que há um aumento da queda de cabelo.

Então, o paciente começa o tratamento com Minoxidil, né? Então muitas vezes ali já tá preocupado, sofrendo com queda de cabelo, começa o tratamento com Minoxidil e percebe uma piora da queda, e é claro que isso gera muita preocupação. Porém, nós sabemos que essa piora da queda com o uso do Minoxidil, ela primeiro não é preocupante, e segundo, ela é transitória. E por que que ela acontece?

O nosso cabelo ele tem fases de crescimento. A fase anágena é aquela fase em que o cabelo está produzindo ativamente o fio de cabelo, realmente cabelo está sendo produzido. Um couro cabeludo normal, 90% das raízes do cabelo estão nessa fase anágena. O Minoxidil ele estimula essa fase, né? Ele é um estimulador dessa fase anágena. Agora, o que que acontece depois que termina a fase anágena? O cabelo, muitas vezes, ele fica numa fase de repouso que dura ali em torno de uns três meses. Ao final desses três meses, o cabelo que tinha sido produzido na fase anágena anterior cai. E é por isso que normalmente nós temos queda de cabelo todo dia, qualquer pessoa vai ter, para que se inicie uma nova fase anágena. E esse é o ciclo normal do cabelo.

Quando a gente começa a utilizar o Minoxidil, muitos desses cabelos, dessas raízes do cabelo aí que estão nessa fase mais dormente, que estão prestes a cair, eles têm esse processo acelerado pelo uso do Minoxidil. Então, o mais precocemente esses cabelos são liberados, para que venha um novo fio em fase anágena. E é claro que o fio que começa a nascer em fase anágena, ele vai começar pequenininho ali, nascendo no couro cabeludo. Então, essa queda aumentada já é um indício da ação do Minoxidil.

E é importante observar que a pessoa não está perdendo o cabelo, ela está, digamos, trocando o cabelo. Está caindo aquele cabelo que já está numa fase ali que não está tendo uma produção ativa, para vir um cabelo novo em fase anágena. Então, isso é benigno. Mas é claro que a hora que a gente observa muito cabelo caindo, isso assusta bastante. Esse fenômeno geralmente acontece nos dois primeiros meses de tratamento.

Quando você começa o uso do Minoxidil, nas primeiras semanas até 8 semanas, você pode observar esse aumento da queda. E mantendo o tratamento, por isso que é importante você manter o tratamento, geralmente a partir do segundo, no máximo terceiro mês, a gente tem melhora. E a partir daí é o momento que a gente costuma observar os resultados do tratamento.

Uma pergunta muito importante: com que frequência isso acontece? Com que intensidade isso acontece? Bom, não é todo mundo que vai observar isso, então nem todos os pacientes que usam Minoxidil vão passar por esse processo, ou talvez ele seja tão discreto que até passe despercebido. Mas recentemente, nós finalizamos – ou, na verdade, estamos finalizando – um estudo em que nós comparamos o Minoxidil por via oral com o Minoxidil tópico, para aplicação no couro cabeludo, em homens com calvície.

Os homens do grupo que tomaram Minoxidil por via oral tomaram uma dose de 5 mg, e os que aplicaram o Minoxidil no couro cabeludo, tradicionalmente o Minoxidil é 5%. E nós perguntamos para esses dois grupos se eles perceberam queda de cabelo no início do tratamento. Nos pacientes que aplicaram o Minoxidil no couro cabeludo, 15,5% dos pacientes observaram esse aumento transitório de queda. Nos pacientes que ingeriram o Minoxidil por via oral, isso aconteceu em 9% dos pacientes.

Então, observem que a maioria dos pacientes não vai ter queda com o uso do Minoxidil. Com relação à intensidade da queda, também é bastante variável. Alguns pacientes observam um momento muito leve, é bem tranquilo, e realmente, em alguns casos, esse aumento pode ser bem significativo e deixar a pessoa bem preocupada. De qualquer forma, a orientação nessa situação, se de fato, houver queda puramente associada ao Minoxidil – e eu digo isso porque eventualmente podem existir problemas associados e até, eventualmente, a pessoa tem uma queda de cabelo associada a outro problema – porém, quando ela é claramente relacionada ao Minoxidil, não há nada objetivo a se fazer como eu falei para vocês. Isso é benigno, tá caindo o cabelo lá que já estava em repouso, para vir um cabelo novo na fase anágena. Então, isso é normal. E aí, a orientação é não se assustar, não entrar em pânico, manter o tratamento porque nas semanas, nos meses subsequentes, essa queda vai melhorar.

E é isso, pessoal! Nos vemos no próximo vídeo!

Fonte: Minoxidil Pode Causar Queda de Cabelo? – Dr. Paulo Müller Dermatologista. por Dr. Paulo Müller