Pular para o conteúdo

Metaplasia intestinal: uma condição associada ao câncer

  • por
  • posts

Gastrite Crônica e Metaplasia Intestinal

Oi gente, tudo bem com vocês? O meu nome é Dalva e se você está no canal é o som da Dalva. Hoje eu vim falar para vocês a respeito de um probleminha que muitas pessoas têm no estômago, que é a gastrite crônica. Se você não cuidar, pode gerar outros problemas. E hoje vou falar mais precisamente da metaplasia intestinal. A dúvida é se é câncer ou não.
A metaplasia intestinal ocorre quando bactérias do intestino formam outro tecido dentro do seu estômago, semelhante ao tecido do intestino. É uma lesão, como uma ferida no seu estômago, que, se não tratada, pode piorar e se transformar em câncer, no caso, o carcinoma gástrico. Portanto, a metaplasia intestinal não é câncer, mas o próximo passo, após a metaplasia, é o câncer. Se você não cuidar, isso pode acontecer.
Agora, vamos entender como a gastrite ocorre e como você pode contrair essa doença. Todo mundo tem no seu estômago uma bactéria chamada H.pylori, que combate as bactérias. No entanto, algumas pessoas não têm o estômago forte o suficiente para combater essa bactéria e não deixá-la causar problemas. Quando você tem esse problema, a gastrite piora.
Há dez anos, descobri que tenho gastrite por conta da azia, principalmente quando tomava café. Fiz a endoscopia e foi diagnosticada a gastrite. Depois de três anos, fiz uma nova endoscopia e descobri a bactéria H.pylori. Fiz o tratamento e, após dois anos, fiz outra endoscopia e, novamente, foi diagnosticada a bactéria. Agora, recentemente, fiz um exame novamente e foi constatada uma inflamação no estômago, além da metaplasia intestinal, o que me deixou muito preocupada.
Desde que descobri a metaplasia intestinal, fiquei muito preocupada e triste. Mudei completamente meus hábitos, pois quando você tem uma doença que pode piorar, você muda. Hoje fui ao médico gastroenterologista para mostrar meus exames, e ele irá me passar um tratamento mais forte do que os anteriores, pois a bactéria voltou novamente. Quanto à metaplasia intestinal, perguntei ao médico sobre isso e ele me disse que só irá piorar se eu não cuidar, que posso desenvolver câncer. Portanto, é melhor não descuidar da alimentação.
Se você tem gastrite, não deve tomar bebida alcoólica, fumar ou consumir alimentos industrializados, como linguiça e enlatados. É necessário fazer uma mudança na dieta. Refriegerante também faz mal à saúde, então é melhor não consumir. A meta fazer vida intestinal pode ser tratada, cicatrizada e curada. Basta cuidar e seguir o tratamento adequado. É importante também buscar orientação de um nutricionista para seguir uma dieta mais específica.
Portanto, se você está desesperada assim como eu estou, saiba que a metaplasia intestinal pode ser tratada e curada. Faça as mudanças necessárias na sua dieta e tenha fé que tudo dará certo. Se tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários que terei prazer em responder. Não se esqueça de se inscrever no canal. Um beijo e até a próxima!

Fonte: metaplasia intestinal, Metaplasia intestinal e Câncer? por Eu sou Duda Alves