Pular para o conteúdo

Melhores exames para diagnosticar a sinusite: guia completo e dicas.

  • por
  • posts

Olá pessoal, sou o Dr. Mohamed Saladao,torrinolaringologista. No vídeo de hoje, vamos falar sobre o melhor exame para diagnosticar sinusite. Existem muitas controvérsias sobre qual exame pedir. O Dr. me pediu um raio-x. Não doutor, pediu uma tomografia. Será que ele está certo? Será que não? Me falaram que tenho sinusite, mas na verdade não tenho. Vamos organizar tudo isso neste vídeo e explicar todos os exames que servem para diagnosticar sinusite. Mas antes de começar, inscreva-se no canal e ative o sininho para receber nossos conteúdos.

Sinusite é a inflamação e infecção dos seios da face. Temos os seios maxilares aqui, do lado esquerdo e do lado direito. Quando há inflamação, a mucosa fica inchada e fecha o canalzinho, o que pode causar a formação de secreção dentro dos seios da face, iniciando assim a sinusite.

No quadro inicial de gripe ou sinusite, fazer um raio-x de face não é muito útil, porque ele não vai mostrar o que está acontecendo com clareza. Isso ocorre porque o raio-x vai jogar tudo em uma chapa só, causando sobreposição de imagens. Portanto, na fase inicial, o diagnóstico é clínico e não é necessário fazer nenhum exame.

Quando há complicações na sinusite aguda, a nasofibrolaringoscopia é um exame fácil, rápido e prático de ser feito, no qual é possível avaliar se há alguma estrutura alterada e se há drenagem de secreção. Já a tomografia deve ser pedida quando há complicações mais graves, como a presença de pus nas órbitas ou quando há risco de complicações no sistema nervoso central, como meningite.

Na sinusite crônica, que dura mais de três meses, a tomografia é considerada o padrão ouro de tratamento. É preciso avaliar toda a estrutura, como a presença de pólipos nasais ou desvio de septo, para então planejar o tratamento, que provavelmente será cirúrgico.

Portanto, a ordem de exames para diagnosticar sinusite é a seguinte: exame clínico, nasofibrolaringoscopia, tomografia (apenas em casos de complicações na sinusite aguda) e raio-x (não é recomendado).

Se você for ao pronto-socorro e o médico não pedir um raio-x, não fique bravo. Agradeça a Deus! Compartilhe este vídeo e inscreva-se no canal para receber mais conteúdos sobre rinite, sinusite, ronco e outros temas relacionados à otorrinolaringologia.

Fonte: QUAL O MELHOR EXAME PARA DIAGNOSTICAR A SINUSITE? por Dr Mohamad Saada