Pular para o conteúdo

Melhores alimentos para endometriose: conheça quais são os amigos e inimigos da doença

  • por
  • posts

Olá meninas, tudo bem?

Hoje eu recebo Ana, responsável pelo setor de nutrição aqui dentro do Mater. A gente vai falar um pouquinho sobre alimentos amigos e inimigos da endometriose, porque muitas mulheres vêm com dor, fazendo tratamento medicamentoso e não melhorando, porque não fazem uma dieta adequada. Então, por que não trazermos a Hannah para mostrar o quanto é necessário uma alimentação adequada para a melhora da sua dor, para a busca do seu bem-estar e da sua qualidade de vida? Hannah, é um prazer tê-la como nutri responsável aqui. Tente manter agora nos conte um pouquinho sobre quais alimentos são os amiguinhos e os inimigos.

A gente tem mesmo uma lista, vamos começar pelos vilões, porque a gente já se organiza, é igual quando a gente arruma a casa, a gente primeiro precisa fazer a limpeza para depois a gente conseguir arrumar. Então, o organismo é a mesma coisa, não adianta a gente incluir os alimentos bons sem tirar os alimentos ruins. Então, vamos para os vilões.

  • A carne vermelha: Sim, é um alimento que aumenta a inflamação. Não só carne vermelha, carne processada principalmente, processada com farinha. A gente pensa: como assim? É o caso do kibe, por exemplo, que a gente esquece que ele tem farinha de trigo e todos os outros alimentos que são processados ou outra processar. O que é processar? É aquele alimento que já foi modificado muitas vezes. Então, alimentos em sua forma mais bruta é o mais natural, mas a carne a gente não considera. Então, vamos tirar a nossa lista da alimentação.
  • Embutidos: envolve presunto, peito de peru, que mesmo sendo magro em termos de gordura e caloria, que a média de calorias é baixa, para a mulher ainda não é um movimento interessante, porque ele sim vai ver a inflamação. Não embutidos, carnes vermelhas e frituras, porque não dá muito bem. Sobretudo porque tem muito ômega 6, que é uma gordura que, apesar de também saudável, se a gente consumir muito dela, pode não ser tão saudável. E o brasileiro já consome muito ômega 6, que vem dos óleos vegetais que a gente utiliza para fazer comida, para jogar em um refogado, feijão, então a gente não precisa de tanta gordura, que é o caso de adição de óleos na alimentação que a gente não precisa de fritura. Sabendo que pior a inflamação, a gente não vai ter. Aí faz um grelhadinho, um assado, faz todo o que a gente puder fazer que não envolva a fritura, principalmente aquela fritura de imersão. Ótimo, se a gente consegue tirar essa imersão, que ela cheia de óleo, e fazer isso durante muito tempo, com aquela temperatura muito alta, com aquele óleo oxidado, a gente está perdendo toda a parte boa que é o ômega 6, que acaba sendo ruim quando em excesso. Então, frituras nem pensar.
  • Açúcar e as farinhas: Porque atacam o nosso funcionamento intestinal, e principalmente produtos de panificação, que a gente às vezes não conta farinha em casa, mas traz pelo que é feito com farinha.

Bom, aí estão os vilões que a gente precisa tirar. Agora vamos para os alimentos amigos, que são os que a gente precisa inserir na alimentação para ter uma melhora. Vamos colocar os “móveis” no lugar.

Colocar essa “casa” em ordem é fundamental para ter uma vida mais saudável, equilibrada e livre de dor. E para te ajudar nesse processo, siga as dicas que foram apresentadas pela Hannah e transforme a sua alimentação.

Espero que tenham gostado do vídeo! Não se esqueçam de se inscreverem no canal e deixarem sugestões para próximos vídeos. Até mais!

Fonte: Alimentos amigos e inimigos da endometriose por Dra. Graciela Morgado