Pular para o conteúdo

Malária: o que é, sintomas e tratamento – Parasitologia

  • por
  • posts

Parasitologia e a Malária

Olá galera, tudo bem? É o canal “Seensinando Biologia” fazendo mais uma aula para vocês! Hoje vamos falar sobre parasitologia e a malária, uma doença infecciosa causada por um protozoário chamado Plasmodium.

A transmissão da malária ocorre através da picada da fêmea do mosquito do gênero Anopheles, que está infectada com o Plasmodium. Existem quatro tipos principais de Plasmodium que infectam o ser humano: o Plasmodium vivax, Plasmodium falciparum, Plasmodium malariae e Plasmodium ovale.

O Plasmodium vivax é o causador da malária terçã benigna, o Plasmodium falciparum causa a malária terçã maligna, e o Plasmodium malariae causa a malária quartã. Esses termos estão relacionados ao período de recorrência da febre malárica: o Plasmodium vivax ocorre a cada 48 horas, o Plasmodium falciparum ocorre a cada 36-48 horas, e o Plasmodium malariae ocorre a cada 72 horas.

Vamos agora entender o ciclo da malária. Tudo começa com a picada da fêmea do mosquito Anopheles, que inocula na corrente sanguínea do indivíduo o Plasmodium na forma de esporozoítos. Esses esporozoítos se dirigem ao fígado, onde infectam os hepatócitos e se reproduzem através de um processo chamado esquizogonia, formando merozoítos.

Os merozoítos entram na corrente sanguínea, onde infectam as hemácias (glóbulos vermelhos) e se reproduzem novamente. Durante o rompimento das hemácias, ocorre o período de sintomas da malária, incluindo febre, calafrios, suor e dores musculares.

Alguns merozoítos se diferenciam em gametócitos, que são células responsáveis pela reprodução sexual do Plasmodium. Quando o mosquito Anopheles se alimenta do sangue infectado, os gametócitos são absorvidos e se transformam em gametas masculinos e femininos. A fertilização desses gametas forma o ovo ou zigoto, que se desenvolve e se transforma em um cisto no estômago do mosquito.

Após o rompimento do cisto, os esporozoítos se dirigem às glândulas salivares do mosquito, onde ficam armazenados. Quando o mosquito pica outro indivíduo, os esporozoítos são inoculados e o ciclo da malária recomeça.

A saliva do mosquito possui enzimas anticoagulantes e analgésicas, para facilitar a alimentação do inseto e evitar que seu tubo sugador fique obstruído com sangue coagulado. Quando a fêmea do mosquito se alimenta de uma pessoa com malária, pode ocorrer a reinfectção, ou seja, a pessoa pode ser infectada novamente.

E assim se completa o ciclo da malária, que se repete continuamente. Espero que tenham gostado dessa primeira aula de parasitologia! Até a próxima!

Fonte: Malária (Parasitologia) por Biologia Sem Limites