Pular para o conteúdo

Linfoma: Tipos, Sintomas e Tratamento com Dr. Jônatas Catunda

  • por
  • posts

Linfoma – O que é essa doença, tipos e tratamento

Nesse vídeo, vou falar sobre o que é o linfoma, os tipos dessa doença e como é feito o tratamento. Muita gente confunde o termo linfoma com linfonodo e fala de gânglios inchados, que são os caroços que aparecem no pescoço. Na maioria das vezes, esses caroços não têm nenhuma relação com linfoma. Podem ser uma doença benigna ou uma infecção que fez o linfonodo crescer. Mas nesse vídeo, vou te ensinar um pouco sobre o linfoma, sobre a doença que a gente realmente tem que ter um pouco de medo e se preocupar, mas que tem tratamento. Então, fique ligado!

Olá, eu sou Dr. Jonatas Catunda, cirurgião de cabeça e pescoço, e nesse canal você sempre vai encontrar informações sobre as doenças da cabeça e pescoço, incluindo as doenças da tireoide, explicadas de uma forma clara e fácil de entender. Se você chegou até aqui interessado nesse tema, se inscreva no canal, ative as notificações, curta esse vídeo e compartilhe com pessoas que você acha que vão se beneficiar desse conteúdo, principalmente parentes e conhecidos que tenham essa doença ou acreditem que estão com essa doença.

O linfoma é um tipo de câncer, é um grupo de doenças bem heterogêneas. Existem linfomas que nunca vão matar, linfomas que são super agressivos. Então, cada caso é um caso. É a mesma coisa que dizer que existem vários tipos de câncer. Da mesma forma, existem vários tipos de linfoma. O linfoma é um câncer que acomete o sistema linfático, que é composto pelos linfonodos, a amígdala, o timo e o baço. Existem dois grandes grupos: o linfoma de Hodgkin, que tem apenas quatro tipos, e o linfoma não Hodgkin, que é o mais comum e tem vários subtipos, mais de 80 subtipos. Vou falar um pouco sobre cada um desses dois tipos.

Os principais locais onde há linfonodos no corpo são os locais onde pode aparecer um linfoma. Ele pode se manifestar através do aparecimento de um caroço nessas regiões: pescoço, supraclavicular (região abaixo da clavícula), axila, região da virilha ou região abdominal. Esses são os locais onde há uma concentração maior de linfonodos, justamente porque são locais estratégicos no sistema linfático, que são órgãos de defesa. Por exemplo, os linfonodos que ficam no pescoço nos protegem de infecções que tentam entrar pelo nariz e pela boca. Os linfonodos que ficam na axila nos protegem de qualquer bactéria que tenta entrar pelo membro superior. A mesma coisa acontece com o abdômen. Porém, o linfoma nem sempre está relacionado ao aparecimento desses caroços nessas regiões. Muitas vezes, pode surgir em outras partes do corpo.

Vou falar primeiro sobre o linfoma de Hodgkin. Ele tem dois picos de aparecimento: pode ocorrer em adultos jovens, de 16 a 30 anos, e também em idosos, após os 75 anos. Essas são as duas faixas etárias mais comuns de ter um linfoma de Hodgkin. Ele é mais comum em homens do que em mulheres. O principal sintoma é o aparecimento de linfonodos. O linfoma de Hodgkin é geralmente mais organizado e costuma aparecer numa região específica e depois se espalhar seguindo uma rota bem definida. Quando um paciente tem um linfonodo endurecido no pescoço, por exemplo, fazemos o exame de ultrassom para avaliar a lesão. Em alguns casos, a punção pode ajudar, mas em muitos pacientes só teremos o diagnóstico final através da biópsia do linfonodo, que é uma pequena cirurgia para remover o linfonodo. É nesse momento que o material é coletado e estudado para saber qual é o tipo de linfoma.

Existem também outros exames que ajudam no diagnóstico e no estadiamento do linfoma. Tomografias de tórax e abdome são feitas para ver onde estão todos os linfonodos acometidos e assim propor o tratamento adequado. Cada caso de linfoma é único e vai ter uma resposta diferente ao tratamento. Por isso, é importante que todas essas etapas sejam realizadas em consulta médica, com um especialista nessa área.

Esse vídeo faz parte de uma série sobre linfoma. Se você quer ver mais vídeos sobre biópsia, tratamento e informações que os pacientes precisam conhecer sobre esse problema, clique na descrição desse vídeo para encontrar os demais vídeos.

Se você gostou, clique em curtir e se inscreva no canal para receber mais conteúdos. Deixe seu comentário para ajudar outras pessoas que estão passando por isso a entenderem um pouco mais sobre linfoma. Até o próximo vídeo!

Fonte: O que é Linfoma? Tipos de linfoma, Sintomas, Tratamento – Dr Jônatas Catunda por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço