Pular para o conteúdo

Intolerância ao glúten: 6 sinais que muitos ignoram

  • por
  • posts

6 Sinais de Intolerância ao Glúten Que Muitos Ignoram

Você tem alguma intolerância ao glúten eno final do vídeo de hoje eu prepareiuma dica com os alimentos que você pode utilizar para substituir o glúten na suaalimentação então fica comigo e já meconta de que cidade você está meassistindo espero que goste do vídeo dehoje

Olá olá olá olá! Seja muito bem-vindo ao “Fazendo em Casa – Na Minha Casa para Sua Casa”. Você é intolerante ou tem sensibilidade ao glúten? Conheça os verdadeiros sinais desse problema.

Muito se fala sobre a doença celíaca e intolerância ao glúten. Embora a intolerância ao glúten seja descrita como uma reação alérgica ao glúten no trato digestivo, a doença celíaca é uma doença auto-imune herdada, na qual o glúten leva à inflamação intestinal e danos em longo prazo para o intestino delgado. Como o glúten é o gatilho comum, os sintomas de sensibilidade ao glúten e os sintomas da doença celíaca são bastante semelhantes.

As pessoas intolerantes ao glúten sofrem de uma infinidade de sintomas que aparecem logo após comer uma refeição. Os sintomas podem desaparecer rapidamente às vezes, mas também podem durar por vários dias e podem se tornar crônicos. Vamos começar discutindo a intolerância ao glúten não celíaca, ou seja, nas pessoas que não têm doença celíaca. A intolerância ao glúten não celíaca é a incapacidade ou dificuldade de digestão do glúten, uma proteína presente no trigo, centeio e cevada. Nestas pessoas, o glúten danifica as paredes do intestino delgado, provocando diarreia, dor abdominal e inchaço, além de dificultar a absorção de nutrientes, o que leva a outros problemas.

Já na doença celíaca, ocorre uma intolerância ao glúten, mas também uma reação do sistema imunológico, causando um quadro mais grave com inflamação, dores intensas e diarreia frequente. Nesse último caso, a pessoa precisa retirar completamente o glúten da sua alimentação.

Mas como saber se o glúten está te fazendo mal? Estes são seis sinais que indicam que você tem intolerância ao glúten e talvez você não saiba:

1. Diarreia e constipação: Experimentar problemas digestivos é normal, mas casos regulares de diarreia ou constipação podem ser um sinal de intolerância ao glúten. Pessoas com doença celíaca também podem sofrer com esses sintomas, além de notar um odor muito desagradável nas fezes, devido à má absorção de nutrientes.

2. Dentes em más condições: Quando se sofre de sensibilidade ao glúten, a absorção dos minerais e elementos necessários no intestino pode ser afetada, o que também afeta a saúde dental. O resultado pode ser um problema com os dentes e a cavidade bucal, como hipersensibilidade do esmalte dos dentes e úlceras na cavidade mucosa.

3. Dores de cabeça: Dores de cabeça regulares podem ser um indicativo de intolerância ao glúten.

4. Problemas de pele: A causa mais famosa dos problemas de pele relacionados ao glúten é a doença celíaca, que pode causar uma doença de pele chamada dermatite herpetiforme. Os sintomas da dermatite herpetiforme incluem uma erupção cutânea com coceira, vermelha e com bolhas. E mais uma vez, isso não se limita à doença celíaca. Esquizemas podem aparecer sem que a doença seja diagnosticada.

5. Inchaço: Apesar de comida em excesso ser o motivo mais comum para o inchaço, ele é outro sintoma muito comum em pessoas com intolerância ao glúten. É caracterizado pela constante sensação de estômago cheio, independente da quantidade de comida ingerida. O acúmulo de gases também pode estar associado a esse sintoma.

6. Azia: Logo após comer alimentos com glúten, você acaba por exemplo de comer aquela macarronada super saborosa, mas de repente começa a sentir aquela azia que você não sabe de onde vem. Ou então, depois de comer aquele pãozinho com manteiga tão saboroso. Isso pode ser um alerta de que você tem uma certa sensibilidade ao glúten.

Outro sinal é fadiga e dores nas articulações, que também podem ter causas diferentes, mas sentimentos persistentes de cansaço que prejudicam o funcionamento diário são um alerta para a possibilidade da condição. O glúten costuma causar inflamações que geram especialmente dores nas articulações, como joelhos, tornozelos e pés.

Outros sintomas comuns são a depressão ou ansiedade, confusão mental ou desorientação, anemia e ganho de peso.

Para saber se o glúten está te fazendo mal, experimente ficar uma semana sem consumir alimentos que contenham glúten e perceba as mudanças que vão acontecendo no seu organismo. E claro, se seus problemas forem persistentes e recorrentes, procure ajuda médica.

E agora, conheça os alimentos que você pode utilizar para substituir o glúten:

  • Carnes, como frango, carne de vaca, peixes, ovos e yogurte natural
  • Legumes, como brócolis, couve, cenoura, cebola
  • Frutas, como maçã, abacate, banana, laranja, pêra, morango
  • Leguminosas, como lentilha, amendoim, feijão
  • Nozes, como amêndoas, nozes, macadâmias
  • Tubérculos, como a batata-doce
  • Gorduras saudáveis, como o azeite, a manteiga, o óleo de coco
  • Especiarias, como o alho, a pimenta, a cúrcuma
  • Grãos sem glúten, como a quinoa e o amaranto
  • Chocolate amargo
  • Sementes, como chia, linhaça, sementes de abóbora, semente de girassol

Enfim, uma infinidade de alimentos! Para mim, foi importante tirar o glúten da alimentação por uma questão de saúde e de bem-estar.

Agora me conta: você aprendeu algo novo com esse vídeo? Percebeu em você algum desses sintomas? Conta para mim aqui nos comentários e já me fala com quantas pessoas você vai compartilhar essa dica!

—————————–

Fonte: 6 Sinais de INTOLERÂNCIA AO GLÚTEN Que Muitos Ignoram por Fazendo em Casa