Pular para o conteúdo

Indicações e quando é necessário realizar a tireoidectomia | Dr. Jônatas Catunda

  • por
  • posts

Olá, seja bem-vindo ao canal da tireóide! Nesse vídeo vou falar um pouco sobre as indicações da cirurgia da tireóide. Será que você precisa fazer? Fique ligado que eu vou explicar em detalhes sobre quais as principais indicações.

Essa é uma série de vídeos sobre a cirurgia da tireóide. Além disso, temos vários outros vídeos sobre o mesmo assunto. Não deixe de assistir todos os outros. Vamos lá!

Quais as indicações da cirurgia da tireóide? Todo mundo precisa operar? Claro que não. Deixe-me explicar as indicações precisas.

Quem deve operar ou não? Isso é o que vou falar neste vídeo. É um tema até polêmico dos últimos congressos. É algo que tem mudado.

Quais os casos que devem operar? Vou mostrar para vocês alguns exemplos. O primeiro é o caso do câncer de tireóide. Este aqui é um nódulo no ultrassom de uma paciente com câncer papilífero. Esse nódulo tem alta suspeita de câncer. Além disso, há um linfonodo suspeito. Essa paciente tem a clara indicação de operar. Para o câncer de tireóide mais agressivo, a cirurgia é necessária. Já existem estudos mostrando que alguns casos de câncer de tireóide podem ser acompanhados sem cirurgias, mas isso não é a regra, é exceção. A cirurgia é recomendada para pacientes que têm comunidades muito graves, em que a cirurgia seria um risco muito alto, como idosos acima de 90 anos. Já pacientes jovens, que vão viver a vida toda, não podem deixar aquele câncer permanecer. Ele precisa ser removido. Estudos mostram que a quantidade desses casos que crescem é baixa. Não existe ainda um trabalho brasileiro mostrando que um microcarcinoma deva ser acompanhado. Como profissional, minha recomendação é sempre retirar a tireóide nestes casos.

Outra indicação clara é quando há suspeita de câncer de tireóide. Nesse exemplo, temos um nódulo de quatro centímetros. Ele é impalpável e algo que preocupa muito. O exame de punção não consegue pegar uma área representativa do nódulo, o que nos impede de afirmar que todo o nódulo é benigno. Às vezes, temos uma área sugestiva do câncer. Por isso, todo nódulo grande acaba sendo indicação de cirurgia.

A cirurgia pode ser parcial ou total, dependendo do caso. No caso desta paciente, foi feita uma cirurgia parcial para retirar o nódulo e, no final, verificou-se que não era câncer. Ou seja, resolveram a dúvida que a maioria dos casos têm. A função deixa dúvida e a cirurgia confirma se era ou não câncer. Em alguns casos, é indicada a cirurgia total.

Outra indicação precisa é quando há um bócio volumoso. Temos o exemplo desta senhora que possui um bócio gigante, com 115 centímetros cúbicos. Um paciente pode ter até 15 centímetros cúbicos de tireóide normal, mas este bócio já causa sintomas, como dificuldade em engolir. Nesses casos, a cirurgia é necessária, pois não existe outro tratamento. Além disso, bócios muito volumosos têm risco de ter câncer dentro do bócio. Essa paciente tinha um risco de até 30% de ter câncer, por isso a indicação da cirurgia.

A última indicação é quando há hipertireoidismo, uma doença autoimune que faz com que a tireóide produza muito hormônio. A maioria dos casos pode ser resolvida apenas com medicação, após um ou dois anos não precisa mais tomar remédio. Às vezes, a medicação não resolve e o paciente acaba precisando fazer a terapia de iodo. E, às vezes, até mesmo a terapia de iodo não resolve e é necessário fazer a cirurgia de tireóide. Nesses casos, o paciente precisará tomar hormônios para o resto da vida para compensar a retirada da tireóide.

É importante ressaltar que nem todos os cirurgiões pensam igual nem todos os médicos endocrinologistas pensam igual. Os trabalhos científicos estão sendo feitos, então às vezes um cirurgião recomenda uma conduta e outro cirurgião recomenda outra. Não tem como dizer qual está certo. O tempo vai dizer qual dos dois estava certo. Eu trago aqui o que há de mais atual nos trabalhos e o que aprendi na minha residência. Leio as pesquisas e tento aplicar o melhor para os meus pacientes.

Então é isso! Se você gostou, clique em curtir. Marque as pessoas que precisam fazer a cirurgia ou que têm uma tireóide volumosa para que elas assistam esse vídeo e entendam um pouco mais sobre o problema delas. E também marque as pessoas que têm medo de operar. É interessante que elas saibam o que pode acontecer caso não operem, como vocês viram em vários casos.

Muito obrigado!

Fonte: Quem precisa fazer a tireoidectomia? | Dr Jônatas Catunda por Dr Jônatas Catunda – Cirurgia de cabeça e pescoço