Pular para o conteúdo

Hiperparatireoidismo: Entenda as diferenças entre primário e secundário.

  • por
  • posts

O hiperparatiroidismo é uma doença em que há uma produção excessiva do hormônio PTH pelas paratireoides. Essa glândula está localizada na parte inferior do pescoço e regula o metabolismo do cálcio, vitamina D e fósforo no organismo. O hiperparatiroidismo pode ser classificado em primário e secundário.

No hiperparatiroidismo primário, a causa do excesso de produção do PTH está nas próprias paratireoides, que geralmente apresentam tumores benignos (adenomas) ou aumentam de tamanho (hipertrofia). Isso leva à retirada excessiva de cálcio do osso, causando fragilidade óssea e aumento dos níveis de cálcio no sangue (hipercalcemia). Essa forma de hiperparatiroidismo é mais comum em mulheres acima de 50 anos.

No hiperparatiroidismo secundário, a produção excessiva de PTH ocorre devido a doenças que reduzem os níveis de cálcio no sangue. Isso pode ser causado por deficiência de vitamina D, insuficiência renal ou uso de certos medicamentos. O objetivo do aumento do PTH é compensar a queda do cálcio, mas isso também leva à fragilidade óssea e hipercalcemia.

Os sintomas do hiperparatiroidismo podem variar e muitas vezes não são perceptíveis nas fases iniciais da doença. No entanto, em casos mais avançados, podem surgir fadiga, fraqueza, dor nos ossos e articulações, fraturas patológicas (sem trauma significativo), pedras nos rins e dores abdominais.

O diagnóstico do hiperparatiroidismo é feito através de exames de sangue, como dosagem de cálcio, vitamina D, fósforo e PTH. Além disso, exames de imagem, como ultrassom da região cervical e cintilografia da paratireoide, podem ser realizados para confirmar o aumento da glândula.

O tratamento do hiperparatiroidismo depende da causa e gravidade da doença. Em alguns casos, o uso de medicamentos pode ser indicado, porém, a cirurgia é o tratamento mais comum e efetivo. A remoção cirúrgica da(s) glândula(s) afetada(s) resolve definitivamente o hiperparatiroidismo primário e é um método efetivo no hiperparatiroidismo secundário quando a causa básica é resolvida. No entanto, se a causa não for resolvida, o hiperparatiroidismo primário pode retornar após um período de tempo.

Se você apresenta sintomas de hiperparatiroidismo ou tem dúvidas sobre o assunto, recomenda-se procurar um médico especialista. Você pode agendar uma consulta tanto presencial quanto por telemedicina através do link abaixo.

Fonte: O que é hiperparatireoidismo primário e secundário por Dr. Rogério Leite Oncologia