Pular para o conteúdo

Higienização do pênis do bebê e cuidados com a fimose fisiológica: saiba como fazer

  • por
  • posts

As pessoas, vamos falar sobre a legislação de líquidos para bebês que têm fimose fisiológica. Mas o que é isso? Então, é o seguinte: é especial para uma mãe de meninos o cuidado e a realização do pênis do bebê menino em relação à fimose fisiológica. Mas, antes de falar sobre a limpeza, vamos começar a falar sobre a fimose fisiológica.

A fimose fisiológica é normal e acontece em cerca de 90% dos bebês meninos. Isso significa dizer que o pênis do bebê é coberto por uma pele super curta que cobre a glande, que é a cabeça do pênis. Ou seja, a pele vem grudada no pênis e vai até a cabeça, tampando toda essa parte da glande. Isso é a fimose fisiológica, ela é normal, acontece e, à medida que nós vamos estimulando, ela vai ter as famosas aderências involuntárias e a pele vai retraindo, e a cabeça do pênis vai aparecer. É assim que funciona.

E o que está reservado para as ações voluntárias que podemos tomar? Elas vão ocorrer quando o bebê está com vontade de fazer xixi e fica duro, esse é um dos sinais. Essas ações voluntárias estão associadas ao que chamamos de massagem. Vacina para vocês essa pele vai descolando como que acontece esse descolamento dessa pele. Ela vai descolando e como que a gente pode ajudar nesse descolamento dessa pele? Antigamente, a palavra era que a gente tinha que fazer uma massagem para poder importar essa pele para lá e cumprir a aderência até a pouca. Poderia machucar, e se machucasse, causava mais dor. Hoje isso não é mais indicado. A gente fala em um leque pressão nesta pele em direção à base do pênis. É apenas uma leve pressão, não é forçar. E algumas mães têm medo de machucar o bebê, mas no começo, você vai ter um pouquinho de receio de fazer para saber se tá faltando sim, tá faltando lá em cima, mas vai sempre com leveza por gentileza. Aos poucos, à medida que você está movimentando, repetindo, vai acontecer essa pele largando, essa pele vai circulando. E a cabeça do pênis da frente vai aparecer. E você pode fazer então durante o banho, na hora de falar agora. Daí já estão prontos, não preciso de banho quando o bebê já tá esticadinho. Qual é a melhor forma de comendo por bebê a aceitar essa verdade?

Quando o menino aceita aqui em casa era assim, então, respeita quando ele era mais bebezinho, fazer quando ele estava no meio. E hoje ele me apoia que eu faço quando ele está trocando. Então muda de casa para casa, não tem um segredo e não tem um que pode e o que não pode. Qualquer um dos dois são bem-vindos.

Agora vamos falar sobre a higiene do menino. Ela é um pouco diferente da menina, estamos falando que é mais fácil. Mas o que acontece à medida que a pele vai descolando? A gente tem que ter muito cuidado para não deixar nenhum resíduo, nenhuma sujeira entre a pele e a glande. Então a gente tem que puxar essa pele e jogar água em abundância, usar sabão neutro. Tirar bastante espuma e, se possível, secar bem depois. Porque ele também irrita a pele ficar ali. A gente chama de esfrego, então chama na nuca, e nos glúteos também. Primeiro o pênis, e depois os glúteos. Primeiro nas partes da frente, depois na parte de trás. A mesma coisa acontece com o umbigo, não tem nenhuma grande segredo de como higienizar o pênis do bebê e da criança. É tudo simples, são apenas duas questões que são relevantes.

Essas duas ações de higienização e fimose fisiológica. A primeira é a higienização, existem pomadas que você pode passar no pênis para ajudar a descolar a pele e diminuir as aderências. Mas elas vão ser indicadas pelo pediatra à medida que houver necessidade. Não é necessário que você tenha essa pomada, porque a maioria das crianças vai ter o descolamento naturalmente, ao longo do início da infância delas. E você não vai ter problema nenhum sem precisar de pomada. Orientação do seu pediatra. E a segunda questão é se operar fimose ou não. Aqui, a Academia Americana de Pediatria diz que é melhor esperar que a criança faça isso naturalmente. Não é bebê, é criança. Eles fazem essa recomendação porque não tem benefícios de realizar essa cirurgia. Então é só indicado fazer essa cirurgia em casos que realmente precisem, como por exemplo, criança que tem uma recorrência de infecção urinária muito grande. Agora, do oitavo dia, alguns religiosos fazem essa cirurgia. É normal, é tradição. Não faz mal, não é errado. Aqui não existe certo e errado. Existe o que você, como mãe, entende que é melhor para seu filho. Então tem religiões que fazem, por exemplo, o judaísmo faz em oito dias. E ela vai ter esse benefício da higienização, tudo mais fácil. Então, cada família decide. Não é uma cirurgia necessária. E não é uma cirurgia que faz mal. Não é uma produção deles, é uma tradição. É normal. E isso pode acontecer ao longo dos anos, à medida que essa pele se descola. Não se preocupe. Se houver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários. Até a próxima!

Fonte: Saiba como fazer a higienização do pênis do bebê e a cuidar da fimose fisiológica por Bebê e tal

Marcações: