Pular para o conteúdo

Higiene do pênis: O que é e como eliminar o esmegma

  • por
  • posts

Olá pessoal, tudo bem? O meu nome é Cláudio Múcio e eu sou lojista. Estou aqui hoje para conversar com vocês sobre mais um tema da urologia: a higiene do pênis.

O pênis deve ser lavado diariamente, com delicadeza e o mínimo de produtos químicos, principalmente no homem que ainda não fez a circuncisão. No homem não circuncidado, o prepúcio recobre toda a glande, e além de lavar o pênis por fora, ele tem que puxar o prepúcio de modo a explorar a glande e lavá-la delicadamente, com um mínimo de produtos químicos.

A glande, a mucosa que é aquele tecido mais fininho que fica próximo à glande, deve ser bem lavada com delicadeza e depois seca muito bem. Não deixe molhado e coloque o prepúcio para frente.

Se você tem dificuldades ao puxar o prepúcio e ele não vai, não force. Procure o urologista, pois isso pode ser sinal de fimose ou aderências que estão colando o prepúcio na glande. Se você forçar, é possível que ocorra a parafimose, em que a pele retrai e depois não consegue ser colocada para frente novamente.

A higiene não pode ser exagerada. Alguns homens têm uma obsessão pela limpeza do pênis e lavam várias vezes ao dia, utilizando muitos produtos químicos. Isso pode causar problemas no pênis. Portanto, lave o pênis todos os dias, mas de forma razoável. Uma higiene exagerada pode prejudicar a imunidade do pênis, deixando-o mais sensível a infecções por fungos e irritações causadas por substâncias alérgenas.

Para evitar isso, é importante lavar bem as mãos antes de tocar o pênis. Isso diminui a probabilidade de desenvolver um quadro irritativo ou alérgico no pênis. Além disso, é importante lembrar que o pênis produz o esmegma, uma substância formada por gordura, células descamativas mortas e bactérias. O esmegma deve ser combatido através de uma higiene adequada do pênis.

No caso dos homens não circuncidados, o esmegma pode favorecer o crescimento de fungos e bactérias. Além disso, a fimose e o HPV são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pênis. Portanto, é fundamental lavar o pênis de forma adequada e correta todos os dias, utilizando um sabonete suave e água.

Seguindo essas dicas, será muito difícil que um homem desenvolva um câncer de pênis. Lembre-se sempre de cuidar da sua higiene íntima de forma adequada e consulte um urologista em caso de dúvidas ou problemas relacionados ao seu pênis.

Espero que tenham gostado das dicas! Até o próximo vídeo. Tchau!

Fonte: A higiene (a limpeza) do pênis – O esmegma por Dr. Claudio Mussi – Urologista