Pular para o conteúdo

Hidroquinona: Tempo de pausa e substitutos de remédio.

  • por
  • posts

Desmame da Hidroquinona

Olá, pessoal! Estou aqui para falar sobre um assunto que ainda gerou algumas dúvidas após o último vídeo sobre hidroquinona. Prometi que faria o encerramento da série hoje, mas ainda restaram algumas questões. Então, se você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto, fique à vontade para deixar nos comentários.

Para quem não me conhece, sou a Doutora Carolina Espanhol, médica dermatologista. Não esqueça de deixar o seu like e se inscrever no canal para receber as nossas notificações. Agora, vamos ao assunto principal.

Na semana passada e na segunda-feira desta semana, abordamos o tema da hidroquinona e surgiram algumas dúvidas. Este vídeo, na verdade, não era planejado, mas como ainda restaram questionamentos, achei importante abordá-los. Um dos questionamentos interessantes que recebi foi sobre o desmame da hidroquinona e quanto tempo de pausa é necessário após o desmame.

No consultório, normalmente, quando utilizo a hidroquinona, costumo fazer uma pausa de mesma duração do tempo de uso. Por exemplo, se utilizo a hidroquinona por três meses, faço uma pausa de três meses antes de utilizar outro despigmentante. Se utilizei por seis meses, faço uma pausa de seis meses. Essa é a minha conduta de consultório e sempre funcionou bem.

Outra pergunta que recebi foi se é possível voltar a utilizar hidroquinona depois de ter sofrido algum efeito colateral, como hipocromia em confete (manchas brancas). Embora não haja uma proibição oficial, eu evito recomendar a utilização da hidroquinona novamente em casos de efeitos colaterais. É arriscado submeter o paciente a um novo risco de desenvolver hipocromia em confete ou outros efeitos colaterais que a hidroquinona também pode causar.

Quando precisamos substituir a hidroquinona, não existe uma regra sobre qual despigmentante utilizar. Eu não tenho uma preferência fixa, pois isso vai depender das necessidades do paciente. Alguns ativos comumente utilizados incluem Azelan, Eucerin Anti Pigment, ácido retinóico e pigment white, entre outros. A escolha vai depender do caso específico.

Acredito que abordei todas as dúvidas sobre a hidroquinona. Se ainda tiverem alguma pergunta, por favor, deixem nos comentários. Agora, vou me preparar para um jantar de lançamento de um produto para queda de cabelo.

Por fim, deixo para vocês um versículo que achei interessante. “Pela manhã, semeia a tua semente e à tarde não retires a tua mão, pois tu não sabes qual prosperará, se esta será aquela ou se ambas serão igualmente boas.” (Eclesiastes 11:6)

Desejo a todos um ótimo final de semana. Um grande beijo e até os próximos vídeos! Ah, e não esqueçam que teremos um sorteio ao vivo no dia 19, com produtos do Arrocha. Desculpem pelo atraso no envio, mas amanhã os produtos serão postados nos Correios. Fiquem tranquilos!

Fonte: Hidroquinona: Quanto tempo dar de pausa, qual remédio substitui? por Dra Caroline Hespanhol – Dermatologia & Saúde