Pular para o conteúdo

Herpes Zoster: conheça os sintomas e tratamentos da doença

  • por
  • posts

Herpes Zoster: uma doença dolorosa e importante

Olá! Meu nome é Rodrigo e sou médico infectologista. Hoje vamos conversar sobre uma doença chamada herpes zoster. Lancei um vídeo também nas redes sociais sobre essa doença para chamar atenção sobre a sua importância.

O herpes zoster é uma doença que ocorre devido à reativação do vírus da catapora, normalmente na fase adulta. Durante a infância, quando temos as lesões típicas da catapora, o vírus se aloja nos nervos. Quando a imunidade fica comprometida na fase adulta, esses vírus se ativam e causam dor intensa. Essa dor é a principal característica da doença e pode preceder o surgimento das lesões.

Antigamente, o herpes zoster era conhecido popularmente como “cobreiro”, mas hoje seu nome técnico é herpes zoster. A doença está associada a problemas de imunidade, como diabetes, neoplasias, problemas emocionais, uso de corticoides e problemas primários de imunidade. A infecção pelo HIV também pode levar a uma queda na imunidade e ao surgimento do herpes zoster.

O diagnóstico pode ser feito a partir das características das lesões, da presença de dor intensa e da acometimento apenas de um lado do corpo, seguindo o trajeto de um nervo.

O tratamento consiste em combater o vírus com antivirais e aliviar a dor intensa, conhecida como neuralgia pós-herpética. Para a dor, são necessárias medicações específicas para neuralgia, além do fortalecimento da imunidade para evitar recorrências da doença.

É comum os pacientes questionarem sobre a transmissão da doença. É importante esclarecer que o vírus do herpes zoster estava presente no próprio organismo da pessoa que desenvolve a doença, e não é transmitido de outra pessoa. No entanto, as bolhas do herpes zoster contêm vírus e podem transmitir o vírus para alguém que não esteja imunizado contra a varicela (catapora). Além disso, a transmissão também pode ocorrer por via respiratória quando o herpes zoster está disseminado.

Em caso de suspeita de herpes zoster, é importante buscar um médico especialista para receber o tratamento adequado. E para aqueles que estão próximos dos 50 anos, é recomendado receber a vacina para prevenir essa doença desagradável.

Fonte: Herpes Zoster: uma doença com muita dor! por Dr. Rodrigo Barbosa