Pular para o conteúdo

Hérnia de disco e coluna vertebral: insights do neurocirurgião Emerson Magno

  • por
  • posts

Hérnia de Disco

O nome é complicado gente! Hérnia de disco também não é tão simples de entender para os leigos como eu, mas quem tem, sim, sabe muito bem o que a dor significa, porque dizem que dói demais. Recebemos mais uma vez o Dr. Emerson Magna para falar um pouquinho com a gente. Obrigado pela sua visita, Dr. Emerson.

Boa tarde. A hérnia de disco seria uma alteração do disco vertebral do esporão, e o que mostra na imagem é uma estrutura cartilaginosa que une uma vértebra à outra. Funciona mais ou menos como um amortecedor, evitando que as vértebras entrem em contato e causem danos entre elas. Está correto, Dr. Emerson?

Sim, está correto. Quando esse disco vertebral sofre alguma lesão, o que está por dentro dele, que é uma substância gelatinosa, rompe por trás da área do disco. E é nesse disco vertebral que temos a raiz nervosa e a medula. O problema surge quando o que sai do centro do disco toca ou comprime aqui a raiz nervosa, perdendo aquela função. É justamente aí que surge a dor. Vamos passar para a próxima explicação.

A próxima explicação já é um pouco mais complicada, porque mostra-se uma estação que podemos ver melhor como é o formato do disco. É uma combinação mais ou menos complexa. A imagem mostra que o normal é termos uma parte externa chamada anel ou anel fibroso, e essa porção interna que é o núcleo pulposo. Tem um tecido com consistência gelatinosa nesse disco. Esse anel externo rompe quando o que está por dentro do disco vertebral sai e começa a comprimir a raiz nervosa. Aí é quando temos as famosas dores ciáticas, né?

Sim, exatamente. Dor ciática e ciatalgia são termos que usamos para descrever a dor que ocorre quando há compressão ou irritação do nervo ciático, que é a maior e a mais longa raiz nervosa do corpo humano e percorre desde a parte baixa da coluna vertebral até o calcanhar. Essa dor pode se irradiar pela região lombar, glúteo, coxa e perna. É uma dor intensa e que pode ser muito incômoda para quem sofre com ela. Temos mais uma ilustração que mostra a evolução da doença.

Falamos sobre a doença em si, mas agora vamos falar um pouco sobre como preveni-la. Eduardo Roberto Jardim, da Cidade Universitária, quer saber qual é a melhor forma de prevenir a hérnia de disco. Doutor, boa tarde.

Boa tarde. A melhor forma de prevenir a hérnia de disco é manter bons hábitos, porque há algumas causas principais para a doença. A causa genética é a mais importante, infelizmente não temos como modificá-la. A segunda causa mais comum de risco seria o sedentarismo, ou seja, o excesso de tempo sentado, que faz com que a musculatura abdominal e da coluna lombar fiquem mais flácidas. Todo o peso acaba sendo direcionado para o disco vertebral. Outra causa muito comum é o próprio envelhecimento natural, pois o disco vai perdendo água e ganhando altura. Como evitar? Felizmente, para essas causas, temos como evitar. A terceira causa, que essa sim é evitável, é o tabagismo. O tabagismo é um fator de risco grave para a hérnia de disco, pois o disco começa a receber menos nutrientes e circulação sanguínea, o que o torna doente.

Thiago Sartori Almeida pergunta sobre o uso do pilates no tratamento. Você acha que o pilates é uma boa modalidade de tratamento?

Sim, o pilates é uma boa modalidade de tratamento para a hérnia de disco. Ele trabalha tanto a postura quanto o reforço da musculatura do abdômen e da coluna vertebral. A atividade física, desde que orientada, também ajuda nos bons hábitos, sendo um dos mais indicados para o tratamento. Agora, vamos às perguntas dos telespectadores.

Antônio Roberto de Mangabeira pergunta sobre os exames que podem ser feitos para identificar a hérnia de disco. Quais os melhores exames?

Os melhores exames para o diagnóstico da hérnia de disco são os exames de imagem, preferencialmente a tomografia ou ressonância magnética, que são considerados padrão ouro. São exames que nos permitem ver com clareza a área afetada e verificar a gravidade da lesão.

Marina Roberta Jardim, da Cidade Universitária, quer saber se existem exercícios mais indicados para tratar a hérnia de disco.

Sim, existem exercícios mais indicados para tratar a hérnia de disco. O pilates, como já mencionamos, é uma opção. Além disso, exercícios que fortaleçam a musculatura abdominal e da coluna vertebral são indicados. No entanto, é importante lembrar que cada caso é único, e o tratamento deve ser individualizado e orientado por um profissional da área de saúde.

Alessandra de Mangabeira quer saber em quais casos é preciso medidas mais emergenciais no tratamento da hérnia de disco.

Em alguns casos, é necessário um tratamento mais agressivo para a hérnia de disco. Isso acontece quando o paciente se queixa normalmente de uma paralisia ou fraqueza progressiva, perda de força nos membros inferiores ou superiores que piora com o tempo. É o estágio mais grave da doença, chamado de síndrome da cauda equina. Nesse caso, o paciente pode perder o controle do sistema urinário e não consegue urinar ou tem vazamento de urina de forma inconsciente, associado a formigamento ou fraqueza nas pernas. Esse sim é um caso de extrema urgência, que requer um tratamento mais agressivo.

Muitas perguntas muito parecidas foram feitas, mas acredito que conseguimos responder muita gente hoje. A hérnia de disco é um assunto complexo, mas é importante estar informado sobre ele para tomar as medidas de prevenção adequadas. Agradeço novamente ao Dr. Emerson Magna pela sua disponibilidade em nos ajudar a entender melhor esse tema. Até a próxima!

Fonte: O neurocirurgião Emerson Magno fala sobre hérnia de disco e coluna vertebral por Dr. Emerson Magno – Cérebro • Coluna • Dor