Pular para o conteúdo

Guia passo a passo para testar a estatora e a bobina de pulso de uma moto 50 cc usando um multímetro.

  • por
  • posts

Bem-vindo ao canal Fênix Moto!

Hoje estamos aqui para falar sobre um vídeo relacionado à estrutura da Dafra Zig Cinquentinha. Mas antes de irmos para o vídeo, não esqueça de deixar o seu like, curtir e compartilhar, e se inscrever no nosso canal para receber notificações sempre que lançarmos vídeos novos.

Testando a Estrutura Monofásica do Modelo Bifásico

Neste vídeo, estaremos testando as estruturas monofásicas da Dafra Zig Cinquentinha. Elas são feitas através de testes com um multímetro, que iremos mostrar para vocês. Certifiquem-se de colocar o multímetro na escala de resistência, onde geralmente ele tem um mini alto-falante. Iremos testar um fio em relação ao outro, encostando o fio vermelho no fio preto até que ele emita um som. Isso confirma que está tudo certo. Vamos começar testando os dois fios amarelos.

Coloque o multímetro na escala de resistência e teste os fios amarelos encostando um no outro. Se não houver continuidade, é um sinal de que a bobina estatora está com defeito.

Outra coisa importante é que não pode haver continuidade do amarelo para o preto, pois o fio preto é o aterramento. Portanto, só haverá continuidade se for entre fios amarelos.

Caso a continuidade não ocorra, é um problema que precisa ser resolvido. Geralmente, o fio precisa ser recolocado no lugar. É importante verificar se tudo está funcionando corretamente antes de montar a moto novamente, pois se o fio não estiver fazendo contato, a moto não irá funcionar. Esse é o princípio básico para que a moto tenha centelha. Vamos agora testar a bobina de pulso.

Testando a Bobina de Pulso

Para testar a bobina de pulso, vamos colocar o multímetro nos fios azul e preto. O valor que deve aparecer é entre 142 e 157, o que indicará que a bobina está funcionando corretamente. Caso o valor esteja abaixo ou acima dessa faixa, é sinal de que a bobina está com problema.

Testando a Bobina Estatora

Na bobina estatora, é importante verificar se há continuidade entre as fases e se não há continuidade entre as fases e a massa. Caso haja continuidade entre a fase e a massa, é sinal de curto. A bobina estatora deve ter continuidade apenas entre suas fases, não com a massa.

Conclusão

Se você estiver com dúvidas sobre o teste das bobinas ou qualquer outro tipo de teste, deixe um comentário para que possamos te ajudar. Não se esqueça de curtir, compartilhar e se inscrever no nosso canal. Até o próximo vídeo!

Fonte: Como testar a estatora e bobina de pulso 50 cc com multímetro? por Fênixx Motos

Marcações: