Pular para o conteúdo

Guia de uso da fenolftaleína como indicador ácido e base na química

  • por
  • posts


Falar lá, guerreiro! Tudo bem? Você sabia que dentro do programa do ENEM, as principais propriedades de ácidos e bases são importantes? Você tem que saber como funciona o indicador, não é? Então segura aí, que depois da vinheta, nós vamos colorir esse negócio.

Antes de você entender o que é o indicador, a gente precisa fazer uma recapitulação. Ano seguinte, assinou o ácido é todo composto que, em meio aquoso, que na presença de água, sofre ionização. Segura esse nome. A presença de água em unidades de tudo bem, só que ele, o Nisa, liberando o ácido, ionização liberando o H+ tudo bem. Quando você fala de base, bases são compostos que, em meio aquoso, desses os Sermões de Sofrem de dissociação. Então, os ácidos ionizam e as bases dissociam. Liberando o OH-. Então, ácido em meio ácido, liberando H+, base em meio ácido, liberando OH-. Ácido é aqueles compostos que começam com H-, base são aqueles compostos que terminam com H-. Só que tomar cuidado para ser uma base terminando com H-, ela tem que terminar com H- e se o H está ligado a um metal. Então, bases são metais ligados a 1H-.
Agora, como é que a gente faz pra saber se, eu acho que isso é uma base, só olhando para uma solução? Só olhando para uma mistura? Bem, olhando assim, não dá pra definir. A gente usa alguns critérios. O primeiro critério é a chamada escala de pH, o potencial hidrogeniônico. A 25 graus a temperatura, a escala de pH vai de zero até 14. É uma informação muito importante, mas se muda a temperatura, essa escala muda. Isso só para quem for fazer um vestibular muito específico. Mas, normalmente, a escala de pH varia de 0 a 14. Entre zero e sete, a gente tem o que chamamos de pH ácido. Ácido significa que tem uma alta concentração de H+. Quanto mais H+, mais ácidos será o meio. Assim, como de sete a 14 é base. Então, quanto mais OH-, mais básico é o meio. Então, concentração de H+, a mais alta. pH muito baixo. Então, se vai aumentando a quantidade de H2O, mais o pH vai diminuindo. Se vai aumentando a quantidade de OH-, o pH vai aumentando.
Então, quando você vai lá comprar, por exemplo, o xampu neutro, você está comprando um xampu que tem um pH 7. Ouvi dizer que a coca cola é ácida, então ela tem um pH menor que 7. A determinadas substâncias são alcalinas. O sabão de coco, ele é um alcaliante. Então, ele tem um pH maior que 7. E é exatamente um pH que determina se uma substância é ácida ou básica. Mas eu tô em casa, ou não tem um pH neutro? O equipamento que mede pH.
Como é que eu faço? E é aí que você usa os indicadores. São substâncias que elas, na presença de um ácido, vão apresentar uma determinada cor. Na presença de uma base, uma outra cor. E é eles que a gente vai dar uma olhada agora. Só para você entender a função desses caras, dá um tempinho aí, que eu vou só colocar uma luva.
Vamos lá então, pega a luva na mão. A gente então vai falar dos indicadores. Bem, o que são os indicadores? São substâncias que vão indicar para nós, através da coloração, se uma substância é um ácido ou uma base. Cada indicador atua em uma determinada faixa de pH. E isso você vai ter que ver no exercício. Ele vai dar um dado, ele vai te dar faixa de atuação, o tipo de cor para você dizer como é que vai funcionar.
Agora, funciona realmente esse cara? Bem, eu vou usar aqui, dentro dos indicadores que a gente conhece, a fenolftaleína, o alaranjado de metila, o vermelho de metila, o azul de bromotimol. Eu vou usar a fenolftaleína, só para você entender o que essa mudança de cor acontece. Olha só, eu tenho aqui um frasco com um recipiente com uma substância. Tudo bem, que eu não sei se é um ácido ou uma base. Então, tô aqui com um recipiente, uma substância que eu não sei se é um ácido, ou uma base. O que eu posso te dizer é que eu vou usar a fenolftaleína. A fenolftaleína fica incolor na presença de ácido e fica violeta na presença de base. Então, vou pegar até nove, vou pingar aqui dentro. Beleza, peguei ela, aqui dentro, vou dar uma mexida.
Opa, não houve mudança de cor. Então, significa que eu estou falando de um ácido. Tudo bem, não mudou de cor, é um ácido. Agora, vou pegar aqui uma outra substância. Que eu não sei se é um ácido ou uma base. Vou fazer a mesma coisa, vou pegar aqui, ó, uma gota de fenolftaleína. Opa, olha o que aconteceu quando eu misturei isso aqui. Olha a coloração. Epa, a fenolftaleína, na presença de uma base, fica violeta. Então, significa que o primeiro frasco é um ácido, o segundo frasco é uma base.
O que acontece quando eu misturar uma base com um ácido? Vamos ver aqui.
Olha só, uma reação de neutralização. Eu estou formando sal e água. Mas isso, guerreiro, é um assunto para a nossa próxima aula. No mais, espero que tenha ficado claro pra você a diferença do indicador, o comportamento do indicador no ácido e na base.
Sucesso pra você! Excelente estudo, guerreiro. Vai na fé.
Fonte: Química – Indicadores ácido e base – fenolftaleína por Prof. Guilherme Química