Pular para o conteúdo

Gripe aviária: Dicas de preparação para enfrentar a doença

  • por
  • posts

Música

O vídeo que você vai ver agora foi exibido na íntegra e com exclusividade para os assinantes da Rural Business no dia 6 de Abril de 2023. Se você ainda não é assinante, digite Rural business.com.br e clique em “quero assinar” para ter acesso às nossas informações diárias para o mercado de frango.

Nesta análise de mercado de frango desta quinta-feira, vamos avaliar uma notícia publicada pela Reuters e que circula em sites ligados ao agronegócio no Brasil. Tenha certeza de que discursos parecidos podem chegar por aqui.

A agência sanitária francesa aperfeiçoou um plano de vacinação contra a gripe aviária. As autoridades francesas de saúde e segurança endossaram nesta quinta-feira os planos do governo de vacinar seletivamente milhões de aves domésticas contra a gripe aviária, estabelecendo três cenários para o lançamento do primeiro esquema desse tipo na União Europeia neste outono.

O vírus está se espalhando pelo mundo e matou centenas de milhões de aves, mas os governos relutam em lançar programas de vacinação principalmente por causa das restrições comerciais que isso acarretaria.

No caso da França, o estado da União Europeia mais afetado no ano passado quando abateu mais de 20 milhões de aves, disse em dezembro que pretendia iniciar as vacinações neste outono e encarregou a agência de saúde e segurança de apresentar uma série de estratégias.

A Agência Nacional de Segurança Sanitária da França informou três cenários, nenhum dos quais envolvendo a vacinação de frangos de corte que representam a maioria das aves da França, consideradas com risco relativamente baixo de contrair o vírus.

O plano mais limitado envolveria a vacinação de todas as aves reprodutoras, o que implicaria milhões de doses. Uma segunda opção, a ser aplicada em simultâneo ou em fase posterior, abrange patos de fora, graça perus e patos caipiras. E uma terceira opção envolve galinhas poedeiras e aves com patas palmadas, ainda não cobertas.

A reportagem cita ainda que o governo francês encarregou duas empresas, uma francesa e uma alemã, de desenvolver vacinas contra a gripe aviária para patos. A empresa francesa Ceva disse que os resultados iniciais foram muito promissores, notadamente reduzindo drasticamente a excreção do vírus pelas aves infectadas.

Antes de colocarmos nossa posição sobre tudo isso, é importante destacar a capacidade do vírus de ultrapassar as barreiras das espécies, representando um risco potencial à saúde humana. A gripe aviária é transmitida por fezes infectadas de aves selvagens migratórias ou contato direto com alimentos, roupas e equipamentos contaminados, ou pelo ar.

Como assinante, você deve saber que o excelente presidente da França, o senhor Emmanuel Macron, não está vivendo dias muito fáceis atualmente com uma onda de protestos contra a reforma da previdência no país. E claro, nesse ambiente, não podemos descartar todas as tentativas de desviar os olhares para os protestos com a publicação de notícias como essa da gripe aviária, que escondem muita coisa para o mercado de carne de frango e para os preços do milho no mercado internacional.

Além disso, não podemos esquecer do Big Business dessa tal vacinação das aves que a França quer se envolver. Poucos sabem que essa tal gripe aviária está neste planeta chamado Terra há séculos. E o que você precisa mesmo saber para entender todo esse jogo está no novo capítulo da série “Os Segredos do Agro”, que tem o seguinte título: “Gripe aviária: O que estão escondendo”.

Música

O mundo está no limite e o Brasil terá que abastecer boa parte da demanda global, tornando-se já nesta Temporada 2022-23 o maior exportador de milho do planeta.

Sabendo disso, é claro que as partes interessadas não iam ficar caladas.

Como pode ver, uma nova era se inicia para o mercado do milho, a era da especulação. Veja que ciclicamente são criados problemas sanitários, pois o abastecimento mundial de comida continua na corda bamba e os preços a um passo de explodir de novo.

Então, por que não trazer das Trevas a gripe aviária?

Venha conferir o novo capítulo da série “Os Segredos do Agro” e veja tudo que está por trás desses novos casos de gripe aviária. Confira já o novo capítulo da série, exclusivo para assinantes de um dos pacotes de informação da Rural Business. E se você ainda não é nosso assinante, faça agora mesmo sua assinatura e passe a ver o amanhã do agronegócio hoje. Pacotes a partir de R$ 9,90 por mês.

Se você já é assinante de um dos pacotes de informação diária para os mercados de grãos e proteína animal da Rural Business, não deixe de ver este documento que revela o jogo escondido por trás deste aumento de notícias envolvendo a velha gripe aviária ao redor do planeta e que pode mexer com seu bolso nos próximos meses, seja você produtor, especulador, investidor ou consumidor de proteína animal.

Música

Fonte: GRIPE AVIÁRIA: VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O QUE VEM Aí? por mundoruralbusiness